Kremlin quer que Fox News peça desculpas por chamar assassino a Putin

Sebastian Derungs / swiss-image.ch / World Economic Forum

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, defendeu esta segunda-feira que o canal televisivo norte-americano Fox News devia pedir desculpas ao presidente russo, Vladimir Putin, por o ter qualificado de “assassino”.

A situação ocorreu deu-se durante a entrevista de Bill O’Reilly a Donald Trump, na qual o jornalista afirmou que o presidente russo é um assassino.

“Consideramos que tais declarações são inadmissíveis, ofensivas e, para dizer a verdade, preferíamos que esta respeitável empresa televisiva apresentasse as suas desculpas ao presidente Putin”, declarou Dmitri Peskov.

O porta-voz do Kremlin recusou-se, no entanto, a fazer qualquer comentário sobre a reação de Trump, que em resposta convidou de modo surpreendente os Estados Unidos a efetuarem um exame de consciência.

Na entrevista divulgada no domingo, o jornalista da Fox News Bill O’Reilly pressionou Trump sobre a alegada ligação de Putin ao assassínio extrajudicial de jornalistas e dissidentes dizendo: “mas ele é um assassino, Putin é um assassino”.

Trump respondeu: “Nós temos muitos assassinos. Pensa que o nosso país é assim tão inocente? Olhe também para o que nós fizemos. Fizemos muitas coisas erradas”.

A vontade de Trump de estabelecer boas relações com Moscovo suscita preocupações em Washington e esta nova réplica originou uma salva de críticas nas redes sociais e na imprensa.

O presidente norte-americano repetiu na entrevista ser melhor o entendimento com a Rússia do que o contrário, nomeadamente no quadro da luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Trump e Putin falaram ao telefone a 28 de janeiro, pela primeira vez desde que o presidente norte-americano assumiu funções. A Casa Branca disse ter sido “um começo significativo para melhorar as relações entre os EUA e a Rússia”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …