Koeman in, Setién out. O que muda com a chegada de “Tintin” ao Barcelona

Quique Garcia / EPA

Ronald Koeman deverá mesmo ser o sucessor de Quique Setién no Barcelona. O atual selecionador holandês será o timoneiro da revolução do plantel do emblema ‘blaugrana’.

O treinador espanhol Quique Setién deixou esta segunda-feira o comando técnico do FC Barcelona, anunciou o clube catalão em comunicado, depois de perder 8-2 com o Bayern de Munique nos quartos de final da Liga dos Campeões.

“O quadro de diretores decidiu que Quique Setién não é mais o técnico da equipa principal. Esta é a primeira decisão no âmbito de uma reestruturação alargada na primeira equipa, que será acordada entre o secretário técnico e o novo técnico, que será anunciado nos próximos dias”, pode ler-se na nota dos ‘culés’.

O anúncio surge no mesmo dia em que a direção presidida por Josep Maria Bartomeu marcou as eleições dos órgãos sociais para o primeiro fim de semana de jogo após 15 de março de 2021.

Com a saída de Setién, o Barcelona estuda já a contratação de um sucessor. O nome em cima da mesa é o de Ronald Koeman, antigo treinador do SL Benfica e atual selecionador holandês. O emblema catalão enviou uma delegação a Amesterdão para tratar dos detalhes do negócio.

O jornalista italiano Fabrizio Romano adianta que o acordo está fechado e será anunciado oficialmente esta semana.

https://twitter.com/FabrizioRomano/status/1295342486861250560

Conhecido no mundo do futebol como “Tintin”, devido às suas semelhanças com a famosa personagem de banda desenhada, Koeman chegou a desempenhar as funções de treinador adjunto de Louis Van Gaal, no Barcelona, em 1998/99. Desde então esteve no Vitesse, Ajax, Benfica, PSV, Valencia, AZ Alkmaar, Feyenoord, Southampton e Everton, antes de chegar à ‘Laranja Mecânica’.

Segundo o diário espanhol Mundo Deportivo, o Barça terá de pagar um milhão de euros à Real Associação de Futebol dos Países Baixos, relativos à rescisão de contrato do técnico de 57 anos.

O Barcelona prepara uma profunda revolução no plantel, com vários jogadores apontados à porta de saída. Os catalães têm 12 jogadores que querem dispensar, entre os quais Nélson Semedo. Para além do português, também Philippe Coutinho, Ousmane Dembélé, Ivan Rakitic, Neto, Samuel Umtiti, Junior Firpo, Arturo Vidal, Martin Braithwaite, Carles Aleña, Rafinha e Jean-Clair Todibo são considerados dispensáveis.

A imprensa internacional menciona ainda que, com a chegada de Koeman, Jordi Alba, Sergio Busquets e Luis Suárez também deverão abandonar Camp Nou.

Em sentido contrário, o Barcelona deverá trazer novos reforços para alimentar as suas ambições para a próxima temporada. O regresso de Neymar Jr. continua a ser um dos rumores mais badalados na imprensa.

A direção liderada por Josep Maria Bartomeu considera que o jogador brasileiro de 28 anos é a única solução para inverter os maus resultados e esquecer a humilhante eliminação da liga milionária.

O Barcelona está também a sondar Bernardo Silva, tentando perceber se o internacional português estará interessado em deixar o Manchester City. Bernardo tem sido um dos principais jogadores utilizados por Guardiola no City, mas o ex-Benfica de 26 anos não é um intitular indiscutível.

Ainda assim, o primeiro alvo de Ronald Koeman deverá ser o compatriota Van de Beek. O internacional holandês esteve para deixar o Ajax na temporada passada, juntamente com Frenkie de Jong e Matthijs de Ligt, mas acabou por ficar no emblema de Amesterdão.

Van de Beek, médio ofensivo de 23 anos, esteve toda a sua carreira no Ajax. Conhecido de Koeman da seleção holandesa, pode agora juntar-se ao técnico na Catalunha. O jogador tem contrato até junho de 2022 e tem um valor de mercado de 44 milhões de euros, embora deva custar muito mais aos cofres do Barça.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …