/

Koeman in, Setién out. O que muda com a chegada de “Tintin” ao Barcelona

Quique Garcia / EPA

Ronald Koeman deverá mesmo ser o sucessor de Quique Setién no Barcelona. O atual selecionador holandês será o timoneiro da revolução do plantel do emblema ‘blaugrana’.

O treinador espanhol Quique Setién deixou esta segunda-feira o comando técnico do FC Barcelona, anunciou o clube catalão em comunicado, depois de perder 8-2 com o Bayern de Munique nos quartos de final da Liga dos Campeões.

“O quadro de diretores decidiu que Quique Setién não é mais o técnico da equipa principal. Esta é a primeira decisão no âmbito de uma reestruturação alargada na primeira equipa, que será acordada entre o secretário técnico e o novo técnico, que será anunciado nos próximos dias”, pode ler-se na nota dos ‘culés’.

O anúncio surge no mesmo dia em que a direção presidida por Josep Maria Bartomeu marcou as eleições dos órgãos sociais para o primeiro fim de semana de jogo após 15 de março de 2021.

Com a saída de Setién, o Barcelona estuda já a contratação de um sucessor. O nome em cima da mesa é o de Ronald Koeman, antigo treinador do SL Benfica e atual selecionador holandês. O emblema catalão enviou uma delegação a Amesterdão para tratar dos detalhes do negócio.

O jornalista italiano Fabrizio Romano adianta que o acordo está fechado e será anunciado oficialmente esta semana.

https://twitter.com/FabrizioRomano/status/1295342486861250560

Conhecido no mundo do futebol como “Tintin”, devido às suas semelhanças com a famosa personagem de banda desenhada, Koeman chegou a desempenhar as funções de treinador adjunto de Louis Van Gaal, no Barcelona, em 1998/99. Desde então esteve no Vitesse, Ajax, Benfica, PSV, Valencia, AZ Alkmaar, Feyenoord, Southampton e Everton, antes de chegar à ‘Laranja Mecânica’.

Segundo o diário espanhol Mundo Deportivo, o Barça terá de pagar um milhão de euros à Real Associação de Futebol dos Países Baixos, relativos à rescisão de contrato do técnico de 57 anos.

O Barcelona prepara uma profunda revolução no plantel, com vários jogadores apontados à porta de saída. Os catalães têm 12 jogadores que querem dispensar, entre os quais Nélson Semedo. Para além do português, também Philippe Coutinho, Ousmane Dembélé, Ivan Rakitic, Neto, Samuel Umtiti, Junior Firpo, Arturo Vidal, Martin Braithwaite, Carles Aleña, Rafinha e Jean-Clair Todibo são considerados dispensáveis.

A imprensa internacional menciona ainda que, com a chegada de Koeman, Jordi Alba, Sergio Busquets e Luis Suárez também deverão abandonar Camp Nou.

Em sentido contrário, o Barcelona deverá trazer novos reforços para alimentar as suas ambições para a próxima temporada. O regresso de Neymar Jr. continua a ser um dos rumores mais badalados na imprensa.

A direção liderada por Josep Maria Bartomeu considera que o jogador brasileiro de 28 anos é a única solução para inverter os maus resultados e esquecer a humilhante eliminação da liga milionária.

O Barcelona está também a sondar Bernardo Silva, tentando perceber se o internacional português estará interessado em deixar o Manchester City. Bernardo tem sido um dos principais jogadores utilizados por Guardiola no City, mas o ex-Benfica de 26 anos não é um intitular indiscutível.

Ainda assim, o primeiro alvo de Ronald Koeman deverá ser o compatriota Van de Beek. O internacional holandês esteve para deixar o Ajax na temporada passada, juntamente com Frenkie de Jong e Matthijs de Ligt, mas acabou por ficar no emblema de Amesterdão.

Van de Beek, médio ofensivo de 23 anos, esteve toda a sua carreira no Ajax. Conhecido de Koeman da seleção holandesa, pode agora juntar-se ao técnico na Catalunha. O jogador tem contrato até junho de 2022 e tem um valor de mercado de 44 milhões de euros, embora deva custar muito mais aos cofres do Barça.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.