Aviso de Ronald Koeman – que no entanto convocou para o Euro 2024 um jogador que também joga na Arábia. E irritou-se com jornalista.
Imagine que Roberto Martínez deixava de chamar à selecção nacional Cristiano Ronaldo, João Cancelo, Rúben Neves, Otávio ou Danilo. Todos porque jogam em clubes da Arábia Saudita.
Em Portugal isso não acontece, mas nos Países Baixos essa passa a ser uma lei.
Ronald Koeman avisou nesta terça-feira que quem joga na Arábia Saudita não vai ser convocado para a selecção nacional, quando foi questionado sobre a transferência de Steven Bergwijn (Ajax) para o Al Ittihad.
“A porta está praticamente fechada para ele. Quando tens 26 anos, a tua principal ambição deve ser desportiva, não financeira. Ele podia ter ficado no Ajax. Não é mau, pois não?”, perguntou.
“Respeito a escolha dele mas eu não teria feito o mesmo”, comentou o seleccionador holandês, em conferência de imprensa sobre os jogos com Bósnia e Alemanha, na Liga das Nações.
Mas Koeman convocou Georginio Wijnaldum para o Europeu 2024 – e na altura Wijnaldum já jogava pelo Al-Ettifaq, da Arábia Saudita.
Numa conferência muito focada em ausências, anunciou que Marten de Roon e precisamente Wijnaldum não serão convocados. Com 33 anos, “há muitos médios mais jovens a aparecer”.
E ainda outra ausência: Memphis Depay. Deixou o Atlético de Madrid e continua sem clube. Enquanto não tiver clube, não é convocado para a selecção.
No meio de conversas algo tensas, Koeman irritou-se com um jornalista do De Telegraaf que tinha criticado as exibições em grandes torneios precisamente de Depay.
“Deverias ter algum respeito nas tuas perguntas. Aparentemente, nos jornais não substituem fazem substituições como nós fazemos”, atirou.