Kim Jong-un diz que está disposto a falar com Seul sobre “paz e unificação”

johnmcnab / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apelou esta sexta-feira, na sua mensagem de Ano-Novo, a uma melhoria das relações com a Coreia do Sul, e afirmou estar disposto a falar com o Executivo de Seul sobre “paz e unificação”.

No discurso, transmitido pela televisão estatal KCTV, Kim Jong-un reiterou a disposição da Coreia do Norte de dialogar com o Sul, e pediu a Seul para respeitar o acordo, alcançado por ambas as partes em agosto, que pôs fim a um episódio de tensão militar que despertou receios de um conflito armado na península.

“Estamos dispostos a manter conversações, de mente aberta, com qualquer um que aspire à paz e à unificação”, afirmou o líder da Coreia do Norte.

“A Coreia do Sul deve respeitar o espírito do acordo de agosto. Seul deveria evitar actos passíveis de alterar o ambiente de conciliação”, completou.

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul mantiveram, nos últimos meses, encontros de alto nível após o acordo firmado em 25 de agosto.

Contudo, as reuniões terminaram sem resultados concretos e sem uma data para uma nova ronda de negociações.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Marques Mendes aponta nomes para remodelação no Governo (e indica substituto de Costa)

No habitual espaço de opinião na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a pandemia, o processo de vacinação, a remodelação governamental e comentou ainda o facto de Rui Rio ter acabado com o tabu …

DGS corrige Marcelo. Vacinação de crianças saudáveis depende sempre de indicação médica

O pedido dos pais não é suficiente para que crianças saudáveis, com idades entre os 12 e os 15 anos, sejam vacinadas. Será "sempre necessária" a indicação do clínico assistente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Especialistas preocupados com a possibilidade da covid-19 potenciar o Alzheimer

Com muitos recuperados a queixarem-se de névoa cerebral, dificuldades de concentração e confusão após a covid-19, vários investigadores estão a tentar perceber se as infeções podem ter consequências a longo prazo para o cérebro. Os …

Nova teoria sugere que a Islândia é “a ponta” de um continente desconhecido

Uma equipa de geólogos acredita que a Islândia não é uma ilha, mas sim uma parte de um continente até aqui desconhecido. A nova teoria geológica defende que a Islândia pode ser o último remanescente exposto …

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …