Justiça francesa investiga ministra e 18 eurodeputados por empregos fictícios

European Youth Event/ Flickr

A ministra dos Assuntos Europeus, Marielle de Sarnez

A ministra dos Assuntos Europeus, Marielle de Sarnez

A justiça francesa abriu uma investigação para esclarecer a situação de 19 eurodeputados franceses, entre os quais a atual ministra dos Assuntos Europeus, Marielle de Sarnez, acusados de terem contratado assistentes de forma irregular.

O diário “Le Parisien” revelou esta terça-feira esta investigação preliminar, lançada a 22 de março pela Procuradoria de Paris sobre a base da denúncia da eurodeputada Sophie Montel, da Frente Nacional (FN), partido que está a ser investigado pelo mesmo crime desde dezembro.

Montel enviou ao procurador François Molins e ao gabinete europeu antifraude (OLAF) uma lista de 19 eurodeputados franceses de vários partidos, assim como de cerca de 30 assistentes que, supostamente, desenvolveram também funções nos partidos dos seus empregadores.

Entre os vários nomes, o “Le Parisien” destaca o de Marielle de Sarnez, que respondeu, em comunicado, que a jovem assistente que contratou realizou “um trabalho assíduo” na sua missão no Parlamento Europeu, tendo elaborado relatórios que podem ser consultados.

Para a ministra, a denúncia da FN é uma forma de tentar desviar a atenção sobre os escândalos que perseguem a formação de extrema direita.

Desde o final de 2016, a FN é alvo de investigação após suspeitas de que vários dos seus eurodeputados contrataram com dinheiro do Parlamento Europeu assistentes que, na realidade, trabalhavam na sede do partido em Nanterre, nos arredores de Paris.

As revelações sobre a ministra abrem uma nova frente para o Governo no terreno da moralização da política, que é um dos objetivos do presidente, Emmanuel Macron.

O ministro da Coesão Territorial, Richard Ferrand, é alvo de críticas políticas desde que se soube que em 2011 terá beneficiado a sua mulher numa operação imobiliária.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.