Justiça brasileira congela contas bancárias de Lula da Silva

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro revelou hoje que as contas bancárias pertencentes ao ex-presidente Lula da Silva foram congeladas no seguimento da sua condenação por acusações de corrupção.

Em causa estão ativos no valor de 600.000 reais (165.000 euros) espalhados em quatro contas bancárias distintas, segundo a informação divulgada por Moro.

Um porta-voz de Lula da Silva confirmou à agência de notícias Associated Press (AP) que os ativos foram bloqueados pelo Banco Central do Brasil, escusando-se a fazer mais comentários.

Sérgio Moro é o mesmo juiz que a 12 de julho passado condenou Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a defesa do antigo chefe de Estado do Brasil já indicou que irá recorrer da decisão, permitindo que o político fique em liberdade até ser conhecida a decisão do recurso.

Segundo a revista Veja, Lula da Silva foi condenado por ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investigava a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo. É a primeira vez que um antigo Presidente brasileiro é condenado por corrupção.

Lula da Silva ainda é acusado de ter recebido um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro.

Na acusação a Lula, os procuradores apontou o ex-presidente como brasileiro como o “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e acusam-no de participar no desvio de mais de 87 milhões de reais dos cofres da estatal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. estes justiceiros pensam que convencem alguém que quem domina o imenso Brasil são os tentaculos de uma lula cujo poder se resume a “165.000 euros espalhados em quatro contas bancárias”, quem está sufocando o Brasil é um polvo gigantesco cujos tentaculos moro na justiça e o cérebro é de temer. o que eles conseguiram fazer à “presidenta” com o enorme conluio da comunicação social diz tudo.

    • o zacarias….. vai vender picoles para a porta do planalto…. essa conversa e mesmo de quem recebeu propina e da grande, achas que o povo continua de olhos fechados? so se for o povo do sertao… ou em ilheus onde os coroneis ainda mandam e desmandam…o que vale e que o juiz “mundinho falcao”, nao vai em cantigas de zacarias …
      basta ir a http://www.ynews.com.br/palocci
      basta ler a revista veja… o que disse luis carlos alborghetti em 2009… basta ler e nao se auto afirmar analfabeto…kkkkkk so de planos de saude tinha 9 milhoes…..repartidos , so depois do inventario de d marisa e que se vai apurar o resto….. e o lulinha????? tem jacto particular, uma fazenda com 50 mil cabeças de gado… adninistrador da friboi e da oi…..em 10 anos !! e obra!!!! por isso e que a reforma trabalhista teve que ser feita e os brasileiros trabalhadores tem que pagar. aqueles que como voce admiram as poucas vergonhas desse marginal, provavelmente tem casa oferecida, gato de energia e desvio de agua…. e nao pagam imposto . com os milhoes e milhoes que esse marginal roubou e deu de propina… o brasil podia ser a maior potencia da america….. e é disso que a cia tem medo, por isso continua apostando nele

RESPONDER

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Falta de controlo. Gestão de donativos de Pedrógão arrasada pelo Tribunal de Contas

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …