Justiça brasileira congela contas bancárias de Lula da Silva

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro revelou hoje que as contas bancárias pertencentes ao ex-presidente Lula da Silva foram congeladas no seguimento da sua condenação por acusações de corrupção.

Em causa estão ativos no valor de 600.000 reais (165.000 euros) espalhados em quatro contas bancárias distintas, segundo a informação divulgada por Moro.

Um porta-voz de Lula da Silva confirmou à agência de notícias Associated Press (AP) que os ativos foram bloqueados pelo Banco Central do Brasil, escusando-se a fazer mais comentários.

Sérgio Moro é o mesmo juiz que a 12 de julho passado condenou Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a defesa do antigo chefe de Estado do Brasil já indicou que irá recorrer da decisão, permitindo que o político fique em liberdade até ser conhecida a decisão do recurso.

Segundo a revista Veja, Lula da Silva foi condenado por ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investigava a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo. É a primeira vez que um antigo Presidente brasileiro é condenado por corrupção.

Lula da Silva ainda é acusado de ter recebido um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro.

Na acusação a Lula, os procuradores apontou o ex-presidente como brasileiro como o “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e acusam-no de participar no desvio de mais de 87 milhões de reais dos cofres da estatal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. estes justiceiros pensam que convencem alguém que quem domina o imenso Brasil são os tentaculos de uma lula cujo poder se resume a “165.000 euros espalhados em quatro contas bancárias”, quem está sufocando o Brasil é um polvo gigantesco cujos tentaculos moro na justiça e o cérebro é de temer. o que eles conseguiram fazer à “presidenta” com o enorme conluio da comunicação social diz tudo.

    • o zacarias….. vai vender picoles para a porta do planalto…. essa conversa e mesmo de quem recebeu propina e da grande, achas que o povo continua de olhos fechados? so se for o povo do sertao… ou em ilheus onde os coroneis ainda mandam e desmandam…o que vale e que o juiz “mundinho falcao”, nao vai em cantigas de zacarias …
      basta ir a http://www.ynews.com.br/palocci
      basta ler a revista veja… o que disse luis carlos alborghetti em 2009… basta ler e nao se auto afirmar analfabeto…kkkkkk so de planos de saude tinha 9 milhoes…..repartidos , so depois do inventario de d marisa e que se vai apurar o resto….. e o lulinha????? tem jacto particular, uma fazenda com 50 mil cabeças de gado… adninistrador da friboi e da oi…..em 10 anos !! e obra!!!! por isso e que a reforma trabalhista teve que ser feita e os brasileiros trabalhadores tem que pagar. aqueles que como voce admiram as poucas vergonhas desse marginal, provavelmente tem casa oferecida, gato de energia e desvio de agua…. e nao pagam imposto . com os milhoes e milhoes que esse marginal roubou e deu de propina… o brasil podia ser a maior potencia da america….. e é disso que a cia tem medo, por isso continua apostando nele

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …