Justiça brasileira congela contas bancárias de Lula da Silva

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro revelou hoje que as contas bancárias pertencentes ao ex-presidente Lula da Silva foram congeladas no seguimento da sua condenação por acusações de corrupção.

Em causa estão ativos no valor de 600.000 reais (165.000 euros) espalhados em quatro contas bancárias distintas, segundo a informação divulgada por Moro.

Um porta-voz de Lula da Silva confirmou à agência de notícias Associated Press (AP) que os ativos foram bloqueados pelo Banco Central do Brasil, escusando-se a fazer mais comentários.

Sérgio Moro é o mesmo juiz que a 12 de julho passado condenou Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a defesa do antigo chefe de Estado do Brasil já indicou que irá recorrer da decisão, permitindo que o político fique em liberdade até ser conhecida a decisão do recurso.

Segundo a revista Veja, Lula da Silva foi condenado por ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investigava a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo. É a primeira vez que um antigo Presidente brasileiro é condenado por corrupção.

Lula da Silva ainda é acusado de ter recebido um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro.

Na acusação a Lula, os procuradores apontou o ex-presidente como brasileiro como o “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e acusam-no de participar no desvio de mais de 87 milhões de reais dos cofres da estatal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. estes justiceiros pensam que convencem alguém que quem domina o imenso Brasil são os tentaculos de uma lula cujo poder se resume a “165.000 euros espalhados em quatro contas bancárias”, quem está sufocando o Brasil é um polvo gigantesco cujos tentaculos moro na justiça e o cérebro é de temer. o que eles conseguiram fazer à “presidenta” com o enorme conluio da comunicação social diz tudo.

    • o zacarias….. vai vender picoles para a porta do planalto…. essa conversa e mesmo de quem recebeu propina e da grande, achas que o povo continua de olhos fechados? so se for o povo do sertao… ou em ilheus onde os coroneis ainda mandam e desmandam…o que vale e que o juiz “mundinho falcao”, nao vai em cantigas de zacarias …
      basta ir a http://www.ynews.com.br/palocci
      basta ler a revista veja… o que disse luis carlos alborghetti em 2009… basta ler e nao se auto afirmar analfabeto…kkkkkk so de planos de saude tinha 9 milhoes…..repartidos , so depois do inventario de d marisa e que se vai apurar o resto….. e o lulinha????? tem jacto particular, uma fazenda com 50 mil cabeças de gado… adninistrador da friboi e da oi…..em 10 anos !! e obra!!!! por isso e que a reforma trabalhista teve que ser feita e os brasileiros trabalhadores tem que pagar. aqueles que como voce admiram as poucas vergonhas desse marginal, provavelmente tem casa oferecida, gato de energia e desvio de agua…. e nao pagam imposto . com os milhoes e milhoes que esse marginal roubou e deu de propina… o brasil podia ser a maior potencia da america….. e é disso que a cia tem medo, por isso continua apostando nele

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …