Justiça brasileira congela contas bancárias de Lula da Silva

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro revelou hoje que as contas bancárias pertencentes ao ex-presidente Lula da Silva foram congeladas no seguimento da sua condenação por acusações de corrupção.

Em causa estão ativos no valor de 600.000 reais (165.000 euros) espalhados em quatro contas bancárias distintas, segundo a informação divulgada por Moro.

Um porta-voz de Lula da Silva confirmou à agência de notícias Associated Press (AP) que os ativos foram bloqueados pelo Banco Central do Brasil, escusando-se a fazer mais comentários.

Sérgio Moro é o mesmo juiz que a 12 de julho passado condenou Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a defesa do antigo chefe de Estado do Brasil já indicou que irá recorrer da decisão, permitindo que o político fique em liberdade até ser conhecida a decisão do recurso.

Segundo a revista Veja, Lula da Silva foi condenado por ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investigava a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo. É a primeira vez que um antigo Presidente brasileiro é condenado por corrupção.

Lula da Silva ainda é acusado de ter recebido um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro.

Na acusação a Lula, os procuradores apontou o ex-presidente como brasileiro como o “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e acusam-no de participar no desvio de mais de 87 milhões de reais dos cofres da estatal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. estes justiceiros pensam que convencem alguém que quem domina o imenso Brasil são os tentaculos de uma lula cujo poder se resume a “165.000 euros espalhados em quatro contas bancárias”, quem está sufocando o Brasil é um polvo gigantesco cujos tentaculos moro na justiça e o cérebro é de temer. o que eles conseguiram fazer à “presidenta” com o enorme conluio da comunicação social diz tudo.

    • o zacarias….. vai vender picoles para a porta do planalto…. essa conversa e mesmo de quem recebeu propina e da grande, achas que o povo continua de olhos fechados? so se for o povo do sertao… ou em ilheus onde os coroneis ainda mandam e desmandam…o que vale e que o juiz “mundinho falcao”, nao vai em cantigas de zacarias …
      basta ir a http://www.ynews.com.br/palocci
      basta ler a revista veja… o que disse luis carlos alborghetti em 2009… basta ler e nao se auto afirmar analfabeto…kkkkkk so de planos de saude tinha 9 milhoes…..repartidos , so depois do inventario de d marisa e que se vai apurar o resto….. e o lulinha????? tem jacto particular, uma fazenda com 50 mil cabeças de gado… adninistrador da friboi e da oi…..em 10 anos !! e obra!!!! por isso e que a reforma trabalhista teve que ser feita e os brasileiros trabalhadores tem que pagar. aqueles que como voce admiram as poucas vergonhas desse marginal, provavelmente tem casa oferecida, gato de energia e desvio de agua…. e nao pagam imposto . com os milhoes e milhoes que esse marginal roubou e deu de propina… o brasil podia ser a maior potencia da america….. e é disso que a cia tem medo, por isso continua apostando nele

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …