Júpiter e Saturno vão “unir-se” no céu, no próximo mês de dezembro, como um “planeta duplo” pela primeira vez desde a Idade Média.
Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra e, logo após o pôr-do-sol de 21 de dezembro, data do solstício do Inverno, estes mundos vão praticamente “colidir”, transformando-se num ponto de luz super-brilhante.
Os dois maiores planetas do Sistema Solar, presentes no céu noturno há meses, parecem estar agora mais próximos um do outro do que já estiveram desde a Idade Média.
Se as condições climáticas permitirem, o evento astronómico poderá ser observado à noite a partir de qualquer lugar do planta, apesar de a visibilidade para o fenómeno ser melhor perto do equador, escreve o portal Phys.org.
“Os alinhamentos entre estes dois planetas são bastante raros, ocorrem uma vez a cada 20 ou mais anos, mas esta conjunção é excecionalmente rara devido à proximidade dos planetas”, explicou Patrick Hartigan, astrónomo da Rice University.
“Teríamos de recuar um pouco antes do nascer do Sol a 4 de março de 1226 para encontrar um alinhamento mais próximo entre estes dois objetos visíveis no céu noturno”.
“Na noite de maior aproximação, a 21 de dezembro, [estes dois planetas] vão parecer-se com um planeta duplo, separados apenas por um quinto do diâmetro da Lua cheia“.
De acordo com o especialista, os planetas voltarão a estar tão próximos a 15 de março de 2080 e depois no ano de 2400.
A união faz a força!