Júpiter perto da Terra. É a maior aproximação desde 1963

Na próxima terça-feira o maior planeta do sistema solar vai atingir nova oposição astronómica, que decorre quase todos os anos.

Júpiter e Terra vão estar mais próximos, não do que nunca, mas será a maior aproximação desde 1963.

Ao longo dos últimos 59 anos, indica a NASA, nunca houve um momento em que o nosso planeta estivesse tão próximo do maior planeta do sistema solar.

Esta aproximação inédita nas últimas décadas vai decorrer ao longo da noite da próxima segunda-feira, 26 de Setembro – já madrugada de terça-feira, dia 27, em Portugal.

E, quer nesse dia, quer nos dias anteriores e seguintes, vai proporcionar “vistas excelentes de Júpiter”, acredita o astrofísico Adam Kobelski.

O fenómeno raramente ocorre no momento da oposição astronómica de Júpiter, que decorre quase todos os anos – de 13 em 13 meses. Mas desta vez é isso que vai acontecer.

Ou seja, Júpiter segue para Leste (tento em conta a perspectiva da Terra) e o Sol fica a Oeste, em oposição ao planeta. E o planeta parece maior e mais brilhante do que em qualquer outra altura do ano.

Juntando essa oposição astronómica ao facto de estar mais próximo, surgem as tais “vistas excelentes”.

Recorde-se que Terra e Júpiter não realizam o movimento de translação em círculos perfeitos.

No momento de maior aproximação, Júpiter estará “apenas” a 587 milhões de quilómetros da Terra. Pouco mais de metade da distância de 965 milhões de quilómetros que atinge, por vezes.

Adam Kobelski sugere utilizar uma estrutura estável, bons binóculos ou um telescópio maior, se quiser ver mais pormenores.

Em relação ao local de observação, o ideal será – como habitualmente – uma zona escura e com uma altitude considerável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.