Juízes encaminharam menos crianças para adoção

Em 2018, os tribunais encaminharam para adoção 273 crianças, um número 36% inferior ao de 2017. No final do ano passado, havia 1.919 candidatos a pais adotivos em Portugal.

O número de crianças que os tribunais enviaram para adoção diminuiu 36% em 2018. Em 2017, o número de menores nesta situação era 318 e, em 2018, 273.

Os dados constam do relatório do Conselho Nacional para a Adoção (CNA) referente ao ano passado, e foram consultados pelo jornal Público. O relatório indica ainda que as crianças que são mais velhas ou têm problemas de saúde e que, por isso, são mais dificilmente integradas por terem um perfil menos procurado pelas famílias, aumentaram.

Segundo o matutino, no final do ano passado, existiam 1.919 candidatos a pais adotivos em Portugal. Este número é sete vezes superior ao número de crianças em situação de adotabilidade (273), uma diferença que, segundo o relatório, explica a demora na conclusão do processo de adoção.

Em 2018, mais de metade das famílias (54,1%) que receberam crianças tiveram de esperar cinco ou seis anos desde a formalização da candidatura.

Além disso, dos 1.919 candidatos, 71% queriam bebés até aos três anos, que correspondem apenas a 20% das crianças que aguardam adoção. Em 2018, as crianças com sete anos ou mais estava em maioria (65%), mas apenas 5% dos candidatos as procuraram.

A percentagem é inferior à dos que desejavam grupos de irmãos (9%), mas superior à dos que ponderavam adotar crianças com problemas de saúde graves (0,3%) ou com deficiência (0,5%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …