Juiz brasileiro proíbe publicação de “Mein Kampf”

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

O juiz proibiu o livro de Adolf Hitler de chegar às livrarias do estado do Rio de Janeiro e as editoras que violarem esta decisão arriscam uma coima de cinco mil reais.

Um juiz brasileiro proibiu a publicação do livro “Mein Kampf” no estado do Rio de Janeiro, considerando-o ilegal por incentivar a “práticas intolerantes” contra judeus, avança a Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

De acordo com a imprensa brasileira, o juiz Alberto Salomão Júnior proibiu não só a sua comercialização, como exposição e divulgação da obra escrita por Adolf Hitler, acatando assim o pedido do Ministério Público.

As editoras que violarem esta decisão podem arriscar uma multa de 5 mil reais, cerca de 1150 euros, por cada dia que o livro estiver à venda.

Apesar disso, o juiz definiu um período de cinco dias para que as livrarias decidam se querem, ou não, levar esta proibição a recurso antes de se tornar mesmo definitiva.

O juiz considera que o livro cultiva sentimentos de intolerância contra grupos sociais, étnicos e religiosos, dos quais sobressaem principalmente os judeus.

Escrito em 1925, oito anos antes de o líder chegar ao poder, este livro é visto como a ‘bíblia’ de Hitler, ou seja, o manifesto político no qual o ditador expressa a origem das suas ideias antissemitas, racistas e nacional-socialistas.

A obra foi proibida depois da 2ª Guerra Mundial mas, segundo uma sugestão lançada no ano passado pelo Instituto de História Contemporânea de Munique, voltou a ser colocada nas livrarias alemãs.

A ideia rapidamente se estendeu ao resto do mundo e o livro faz agora parte do domínio público, algo que gerou alguma preocupação e discórdia.

A decisão gerou polémica, sobretudo no seio de alguns grupos judeus, por considerarem que obras ligadas ao regime nazi nunca mais deviam ter a oportunidade de serem publicadas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …