Juiz brasileiro proíbe publicação de “Mein Kampf”

Lainmoon / Flickr

"Mein Kampf", escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

“Mein Kampf”, escrito por Adolf Hitler em 1925, lançou as bases da ideologia nazi.

O juiz proibiu o livro de Adolf Hitler de chegar às livrarias do estado do Rio de Janeiro e as editoras que violarem esta decisão arriscam uma coima de cinco mil reais.

Um juiz brasileiro proibiu a publicação do livro “Mein Kampf” no estado do Rio de Janeiro, considerando-o ilegal por incentivar a “práticas intolerantes” contra judeus, avança a Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

De acordo com a imprensa brasileira, o juiz Alberto Salomão Júnior proibiu não só a sua comercialização, como exposição e divulgação da obra escrita por Adolf Hitler, acatando assim o pedido do Ministério Público.

As editoras que violarem esta decisão podem arriscar uma multa de 5 mil reais, cerca de 1150 euros, por cada dia que o livro estiver à venda.

Apesar disso, o juiz definiu um período de cinco dias para que as livrarias decidam se querem, ou não, levar esta proibição a recurso antes de se tornar mesmo definitiva.

O juiz considera que o livro cultiva sentimentos de intolerância contra grupos sociais, étnicos e religiosos, dos quais sobressaem principalmente os judeus.

Escrito em 1925, oito anos antes de o líder chegar ao poder, este livro é visto como a ‘bíblia’ de Hitler, ou seja, o manifesto político no qual o ditador expressa a origem das suas ideias antissemitas, racistas e nacional-socialistas.

A obra foi proibida depois da 2ª Guerra Mundial mas, segundo uma sugestão lançada no ano passado pelo Instituto de História Contemporânea de Munique, voltou a ser colocada nas livrarias alemãs.

A ideia rapidamente se estendeu ao resto do mundo e o livro faz agora parte do domínio público, algo que gerou alguma preocupação e discórdia.

A decisão gerou polémica, sobretudo no seio de alguns grupos judeus, por considerarem que obras ligadas ao regime nazi nunca mais deviam ter a oportunidade de serem publicadas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …