Jovens com menos de 20 anos vacinados numa “happy hour” em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia “sobras”. Task force já negou essa explicação.

A situação foi denunciada, esta sexta-feira à noite, pelo jornal online Observador. No passado dia 11 de julho, um domingo, dezenas de jovens, incluindo alguns com menos de 20 anos, foram vacinados no Altice Arena, em Lisboa.

A informação foi que havia “centenas de faltas” ao agendamento, situação que deu origem a “sobras” de doses que iriam ficar fora de validade, por isso, os responsáveis pelo centro decidiram abrir a vacinação a qualquer pessoa que lá aparecesse.



Tal como conta o jornal digital, algumas mensagens na rede social WhatsApp foram suficientes para criar uma fila de várias horas em frente a este centro de vacinação na capital.

Em resposta ao Observador, a task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 não respondeu se sabia destas vacinações de jovens com menos de 20 anos (ou seja, pessoas que foram vacinadas antes do  tempo, pois neste momento só cidadãos com mais de 23 podem agendar a vacina), mas nega a situação das faltas e das sobras.

“Não se verificou qualquer situação de faltarem centenas de pessoas ao agendamento, nem de sobras, visto existirem vacinas suficientes e sem correrem o risco de perderem a validade”, esclareceu.

Ainda questionada pelo jornal online sobre se os centros de vacinação já têm autorização para vacinar jovens abaixo dos 20 anos, a task force reiterou: “A vacinação está aberta para autoagendamento apenas acima dos 23 anos“.

No entanto, há algumas exceções. “É possível que jovens de idade inferior possam ter sido vacinados ou venham a ser vacinados se: estiverem incluídos nas comorbilidades previstas, estiverem no âmbito do programa ERASMUS (de acordo com as listas fornecidas), estiverem integrados em seleções nacionais (com participação prevista num evento internacional) ou se forem estudantes em universidades fora do território nacional (apresentando respetivo comprovativo)”, esclareceu.

Esta situação faz lembrar uma outra ocorrida no centro de vacinação do Cerco, no Porto, no final de junho, que vacinou pessoas fora da ordem de prioridade e que levou mesmo à suspensão da diretora responsável.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …