/

Jovens cientistas do Porto querem enviar sementes para Marte

1

MarsOneProject / Facebook

Colónia Mars One em Marte

Colónia Mars One em Marte

Uma equipa formada maioritariamente por jovens cientistas do Grande Porto está entre 10 finalistas da competição da fundação holandesa Mars One para garantir o envio de materiais para Marte, neste caso sementes de plantas, disse hoje um dos participantes.

A experiência da equipa universitária seleccionada será enviada para Marte em 2018, antecipando em pelo menos dois anos o projecto da agência espacial norte-americana NASA de enviar plantas para o planeta, no âmbito do projeto Mars Plant Experiment (MPX), explicou Daniel Carvalho, de 20 anos.

O jovem cientista, estudante de Bio Engenharia, uma licenciatura conjunta da FEUP e do ICBAS, é o mais novo dos oito elementos da equipa de jovens cientistas nortenhos, e juntamente com Guilherme Aresta e Miguel Ferreira, fez parte da equipa que em abril participou no programa Spin your Thesis da ESA.

sigarra.up.pt

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

O grupo vencedor será escolhido por votação ‘online’ e a equipa portuguesa concorrente, denominada Seed, quer provar que é possível haver vida em Marte, propondo-se germinar sementes de vários tipos de plantas em condições controladas no chamado “planeta vermelho”.

“Em termos de aplicações, os resultados poderiam ajudar no desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para futuras missões espaciais”, explicou Daniel Carvalho.

A Seed conta com o apoio estratégico de investigadores e entidades portuguesas e estrangeiras especializadas em diferentes áreas, desde a biologia de plantas até à área aeroespacial.

A Mars One, uma fundação holandesa sem fins lucrativos, aspira a estabelecer a primeira base humana em Marte antes de 2030.

O vencedor da competição está a ser escolhido por votação online, a decorrer até ao dia 31 de dezembro, e cada “gosto” ou “tweet” conta como um voto.

O nome do grupo vencedor será anunciado a 5 de janeiro de 2015.

Abaixo, vídeo de apresentação do projeto Mars One, que quer transformar Marte numa segunda casa para os terráqueos:

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.