Jovens cientistas do Porto querem enviar sementes para Marte

MarsOneProject / Facebook

Colónia Mars One em Marte

Colónia Mars One em Marte

Uma equipa formada maioritariamente por jovens cientistas do Grande Porto está entre 10 finalistas da competição da fundação holandesa Mars One para garantir o envio de materiais para Marte, neste caso sementes de plantas, disse hoje um dos participantes.

A experiência da equipa universitária seleccionada será enviada para Marte em 2018, antecipando em pelo menos dois anos o projecto da agência espacial norte-americana NASA de enviar plantas para o planeta, no âmbito do projeto Mars Plant Experiment (MPX), explicou Daniel Carvalho, de 20 anos.

O jovem cientista, estudante de Bio Engenharia, uma licenciatura conjunta da FEUP e do ICBAS, é o mais novo dos oito elementos da equipa de jovens cientistas nortenhos, e juntamente com Guilherme Aresta e Miguel Ferreira, fez parte da equipa que em abril participou no programa Spin your Thesis da ESA.

sigarra.up.pt

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

O grupo vencedor será escolhido por votação ‘online’ e a equipa portuguesa concorrente, denominada Seed, quer provar que é possível haver vida em Marte, propondo-se germinar sementes de vários tipos de plantas em condições controladas no chamado “planeta vermelho”.

“Em termos de aplicações, os resultados poderiam ajudar no desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para futuras missões espaciais”, explicou Daniel Carvalho.

A Seed conta com o apoio estratégico de investigadores e entidades portuguesas e estrangeiras especializadas em diferentes áreas, desde a biologia de plantas até à área aeroespacial.

A Mars One, uma fundação holandesa sem fins lucrativos, aspira a estabelecer a primeira base humana em Marte antes de 2030.

O vencedor da competição está a ser escolhido por votação online, a decorrer até ao dia 31 de dezembro, e cada “gosto” ou “tweet” conta como um voto.

O nome do grupo vencedor será anunciado a 5 de janeiro de 2015.

Abaixo, vídeo de apresentação do projeto Mars One, que quer transformar Marte numa segunda casa para os terráqueos:

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …