Jovens cientistas do Porto querem enviar sementes para Marte

MarsOneProject / Facebook

Colónia Mars One em Marte

Colónia Mars One em Marte

Uma equipa formada maioritariamente por jovens cientistas do Grande Porto está entre 10 finalistas da competição da fundação holandesa Mars One para garantir o envio de materiais para Marte, neste caso sementes de plantas, disse hoje um dos participantes.

A experiência da equipa universitária seleccionada será enviada para Marte em 2018, antecipando em pelo menos dois anos o projecto da agência espacial norte-americana NASA de enviar plantas para o planeta, no âmbito do projeto Mars Plant Experiment (MPX), explicou Daniel Carvalho, de 20 anos.

O jovem cientista, estudante de Bio Engenharia, uma licenciatura conjunta da FEUP e do ICBAS, é o mais novo dos oito elementos da equipa de jovens cientistas nortenhos, e juntamente com Guilherme Aresta e Miguel Ferreira, fez parte da equipa que em abril participou no programa Spin your Thesis da ESA.

sigarra.up.pt

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

O grupo vencedor será escolhido por votação ‘online’ e a equipa portuguesa concorrente, denominada Seed, quer provar que é possível haver vida em Marte, propondo-se germinar sementes de vários tipos de plantas em condições controladas no chamado “planeta vermelho”.

“Em termos de aplicações, os resultados poderiam ajudar no desenvolvimento de sistemas de suporte de vida para futuras missões espaciais”, explicou Daniel Carvalho.

A Seed conta com o apoio estratégico de investigadores e entidades portuguesas e estrangeiras especializadas em diferentes áreas, desde a biologia de plantas até à área aeroespacial.

A Mars One, uma fundação holandesa sem fins lucrativos, aspira a estabelecer a primeira base humana em Marte antes de 2030.

O vencedor da competição está a ser escolhido por votação online, a decorrer até ao dia 31 de dezembro, e cada “gosto” ou “tweet” conta como um voto.

O nome do grupo vencedor será anunciado a 5 de janeiro de 2015.

Abaixo, vídeo de apresentação do projeto Mars One, que quer transformar Marte numa segunda casa para os terráqueos:

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …