/

Estudantes portugueses participam em programa da Agência Espacial Europeia

angiogravity / Facebook

    Instalações da Large Diameter Centrifuge (centrifugadora de grande diâmetro) no European Space Research and Technology Centre (ESTEC) da ESA, em Noordwijk, na Holanda

Instalações da Large Diameter Centrifuge (centrifugadora de grande diâmetro) no European Space Research and Technology Centre (ESTEC) da ESA, em Noordwijk, na Holanda

Uma equipa de estudantes da Universidade do Porto foi uma das quatro seleccionadas entre centenas de concorrentes para participar na edição 2014 do “Spin your Thesis!”, um programa organizado anualmente pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Fonte da Universidade do Porto explicou à Lusa que se trata de uma “oportunidade única para os participantes desenvolverem as suas experiências científicas em ambiente de hipergravidade”.

sigarra.up.pt

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira

O trabalho de investigação “AngioGravity” proposto pela equipa portuguesa pretende estudar o efeito da hipergravidade na formação e crescimento de vasos sanguíneos, o que pode ter aplicação no campo da medicina regenerativa, assim como em vários processos patológicos.

A iniciativa permitirá aos estudantes realizarem as suas experiências utilizando as instalações gravitacionais do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial (ESTEC), em Noordwijk, na Holanda.

A equipa é constituída por Daniel Carvalho, Guilherme Aresta e Miguel Ferreira, estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia da U.Porto, organizado conjuntamente pela Faculdade de Engenharia (FEUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS).

A estes junta-se Raquel Almeida, estudante de Doutoramento do Programa MIT Portugal em Sistemas de Bioengenharia, sob a orientação de Pedro Granja, investigador do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), da Universidade do Porto.

RAQUELccalmeida / Facebook

Raquel Almeida,  MIT Portugal

Raquel Almeida, MIT Portugal

Organizada pelo Gabinete de Educação da ESA, a 5ª edição do “Spin your Thesis!” vai decorrer de 08 a 19 de setembro, período que corresponde à realização das experiências nas instalações da ESA.

Para além da equipa portuguesa, participam ainda duas equipas holandesas e uma italiana.

Dos resultados obtidos espera-se que resulte a publicação de artigos científicos em revistas da especialidade, bem como a sua apresentação em conferências internacionais.

O projeto da equipa AngioGravity será financiado pelo programa “Spin Your Thesis!” e pelo INEB.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.