Jovem suspeito de homicídio em Salvaterra de Magos continua em prisão preventiva

Rita Costa / Facebook

Filipe Costa, o jovem assassinado em Salvaterra de Magos

Filipe Costa, o jovem assassinado em Salvaterra de Magos

Um jovem de 17 anos suspeito de matar outro de 14, em Salvaterra de Magos, vai manter-se em prisão preventiva depois de revista a medida de coação, disse hoje à agência Lusa fonte judicial.

Segundo a mesma fonte, o despacho de revisão da medida de coação do Ministério Público, que mantém Daniel Neves num estabelecimento prisional para jovens, em Leiria, tem data de segunda feira.

O arguido, que está em prisão preventiva desde 15 de maio, dia em que foi presente a primeiro interrogatório pelo juiz de instrução criminal, viu esta semana a medida de coação ser reavaliada, após três meses da sua aplicação, como determina a lei.

Filipe Diogo, de 14 anos, foi encontrado morto, a 14 de maio, numa arrecadação de um prédio da vila de Salvaterra de Magos, Santarém, tendo fonte policial dito à Lusa, na ocasião, que o suspeito era conhecido do jovem e morador na zona onde ocorreram os factos.

Na altura do interrogatório, o suspeito confessou às autoridades “que matou o adolescente com uma barra de ferro” e, segundo a PJ, na base do crime estará um motivo “fútil“.

Apesar da “cobiça” pelos bens pessoais da vítima ter sido indicada como o principal motivo do crime, Daniel Neves afirmou, numa carta divulgada pelo Correio da Manhã, que os motivos “nada tem a ver com o que dizem”.

Daniel Neves está “fortemente indiciado” da prática de um crime de homicídio qualificado e de um crime de profanação de cadáver.

A prisão preventiva determinada pelo juíz de instrução criminal foi fundamentada pela existência de risco de fuga, de perturbação do inquérito e “em razão da natureza e das circunstâncias do crime e da personalidade do arguido”.

Além disso, o juiz justificou ainda a aplicação da medida de coação mais gravosa com o receio de que o arguido continuasse a atividade criminosa e que ocorresse perturbação grave da tranquilidade pública.

A mãe da vítima participou o seu desaparecimento no posto da GNR de Salvaterra de Magos na segunda-feira à noite, 11 de maio, tendo esta força de segurança e a Polícia Judiciária iniciado, na manhã seguinte, as buscas para encontrar o jovem.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …