Jovem de Salvaterra morto por um casaco e um par de ténis

Rita Costa / Facebook

Filipe com a mãe, Rita Costa

Filipe com a mãe, Rita Costa

O caso do jovem de Salvaterra de Magos que foi encontrado morto numa arrecadação, depois de ter sido brutalmente agredido, continua a chocar o país, não só pelo grau de violência envolvido, mas porque na base do crime estará a inveja pelas roupas e calçado de marca do rapaz de 14 anos.

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o principal suspeito, um jovem de 17 anos identificado como Daniel que terá confessado ter morto Filipe Costa, a vítima, depois de várias horas de interrogatório, conforme adiantou o Expresso. Ele terá usado uma barra de ferro, segundo este relato, enquanto o Correio da Manhã acrescenta que o menor morto tinha os genitais esmagados.

E, quanto às razões para tamanha violência, a PJ avança um “motivo fútil” e o jornal Público esclarece que foi a “cobiça” pelos bens pessoais caros de Filipe Costa. O diário avança que “quatro jovens aproximaram-se da vítima nos últimos dias”, fingindo serem seus amigos, porque “invejavam-lhe os ténis, o casaco e o telemóvel, um iphone”.

Aliás, o suspeito, que terá agido sozinho, terá sido visto com os ténis e com um casaco da vítima, depois do seu desaparecimento. A namorada confirma, em declarações ao programa ‘Sexta às 9’ da RTP1, que o suspeito foi ter com ela, presumivelmente já depois de ter cometido o crime, com “um casaco que era do Filipe e que estava com sangue”.

A jovem, que não quis dar a cara nem ser identificada, relatou ainda que o suspeito “vinha com sangue, com  a cana do nariz toda aleijada” e que “tinha uma costela toda para dentro, sangue nas pernas” e estava “super nervoso, super cansado”. Para justificar tudo isto, o suspeito terá chegado a apresentar queixa por agressão contra desconhecidos.

A mesma testemunha destaca que “houve uma mensagem do Filipe por volta das 18 horas de segunda-feira a dizer ao Daniel que estava com stresses, que tinha que ir a algum sítio e que às 20 horas se encontravam lá em casa para ele não se atrasar”. A casa a que a namorada do suspeito se refere seria aquela onde a vítima foi encontrada morta.

Terá sido o próprio suspeito a revelar às autoridades o local onde o corpo de Filipe Costa se encontrava, conforme a mãe deste, Rita Costa, revelou, no mesmo ‘Sexta às 9’.

Entretanto, Rita Costa publicou no seu perfil do Facebook uma mensagem onde manifesta a sua dor com a perda do  filho num acto que define como “bárbaro”. A mãe do jovem também agradece o apoio que recebeu, nomeadamente das autoridades.

Facebook Rita Costa, mãe do jovem de Salvaterra de Magos morto

O suspeito está indiciado por homicídio qualificado e arrisca uma pena de prisão máxima até 25 anos.

Este jovem de 17 anos terá “um histórico de institucionalizações desde Setembro de 2010”, reporta o Público, destacando que “viveu num lar de infância e juventude e mais tarde num centro educativo em Caxias” e que já tem “um longo cadastro por furto qualificado e tráfico de estupefacientes“.

Além de Daniel, foi ainda constituído arguido outro suspeito de 20 anos, de acordo com o mesmo jornal, que destaca, contudo, que sobre este recaiem “algumas suspeitas menores”.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A namorada do presumível que estava na posse destas informações todas por que não informou a polícia sabendo que andavam à procura do rapaz? Teve que ser o presumível a dizer, passados dias, onde ele estava senão ainda hoje continuavam à procura? Que estranho!

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …