Jovem de Salvaterra morto por um casaco e um par de ténis

Rita Costa / Facebook

Filipe com a mãe, Rita Costa

Filipe com a mãe, Rita Costa

O caso do jovem de Salvaterra de Magos que foi encontrado morto numa arrecadação, depois de ter sido brutalmente agredido, continua a chocar o país, não só pelo grau de violência envolvido, mas porque na base do crime estará a inveja pelas roupas e calçado de marca do rapaz de 14 anos.

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o principal suspeito, um jovem de 17 anos identificado como Daniel que terá confessado ter morto Filipe Costa, a vítima, depois de várias horas de interrogatório, conforme adiantou o Expresso. Ele terá usado uma barra de ferro, segundo este relato, enquanto o Correio da Manhã acrescenta que o menor morto tinha os genitais esmagados.

E, quanto às razões para tamanha violência, a PJ avança um “motivo fútil” e o jornal Público esclarece que foi a “cobiça” pelos bens pessoais caros de Filipe Costa. O diário avança que “quatro jovens aproximaram-se da vítima nos últimos dias”, fingindo serem seus amigos, porque “invejavam-lhe os ténis, o casaco e o telemóvel, um iphone”.

Aliás, o suspeito, que terá agido sozinho, terá sido visto com os ténis e com um casaco da vítima, depois do seu desaparecimento. A namorada confirma, em declarações ao programa ‘Sexta às 9’ da RTP1, que o suspeito foi ter com ela, presumivelmente já depois de ter cometido o crime, com “um casaco que era do Filipe e que estava com sangue”.

A jovem, que não quis dar a cara nem ser identificada, relatou ainda que o suspeito “vinha com sangue, com  a cana do nariz toda aleijada” e que “tinha uma costela toda para dentro, sangue nas pernas” e estava “super nervoso, super cansado”. Para justificar tudo isto, o suspeito terá chegado a apresentar queixa por agressão contra desconhecidos.

A mesma testemunha destaca que “houve uma mensagem do Filipe por volta das 18 horas de segunda-feira a dizer ao Daniel que estava com stresses, que tinha que ir a algum sítio e que às 20 horas se encontravam lá em casa para ele não se atrasar”. A casa a que a namorada do suspeito se refere seria aquela onde a vítima foi encontrada morta.

Terá sido o próprio suspeito a revelar às autoridades o local onde o corpo de Filipe Costa se encontrava, conforme a mãe deste, Rita Costa, revelou, no mesmo ‘Sexta às 9’.

Entretanto, Rita Costa publicou no seu perfil do Facebook uma mensagem onde manifesta a sua dor com a perda do  filho num acto que define como “bárbaro”. A mãe do jovem também agradece o apoio que recebeu, nomeadamente das autoridades.

Facebook Rita Costa, mãe do jovem de Salvaterra de Magos morto

O suspeito está indiciado por homicídio qualificado e arrisca uma pena de prisão máxima até 25 anos.

Este jovem de 17 anos terá “um histórico de institucionalizações desde Setembro de 2010”, reporta o Público, destacando que “viveu num lar de infância e juventude e mais tarde num centro educativo em Caxias” e que já tem “um longo cadastro por furto qualificado e tráfico de estupefacientes“.

Além de Daniel, foi ainda constituído arguido outro suspeito de 20 anos, de acordo com o mesmo jornal, que destaca, contudo, que sobre este recaiem “algumas suspeitas menores”.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A namorada do presumível que estava na posse destas informações todas por que não informou a polícia sabendo que andavam à procura do rapaz? Teve que ser o presumível a dizer, passados dias, onde ele estava senão ainda hoje continuavam à procura? Que estranho!

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …