MP dá razão a jovem ridicularizado no “Ídolos” que pede indemnização de 100 mil euros

idolos.sic / Facebook

O juri do Ídolos com o apresentador João Manzarra

O jovem Daniel Rebelo, que ficou conhecido depois de ter surgido num vídeo de “cromos” do programa “Ídolos”, da SIC, exige ao canal uma indemnização de 100 mil euros, alegando que foi “humilhado, rebaixado e difamado”.

Daniel Rebelo exige ser ressarcido dos danos morais que alega ter sofrido, depois da exibição do vídeo, no âmbito da edição de 2015 do “Ídolos”, em que surge a cantar desafinado e com as orelhas aumentadas.

Assim, pede uma indemnização de 100 mil euros à SIC e à produtora do programa, a FremantleMedia Portugal, alegando que foi “humilhado, rebaixado e difamado”, reporta o Jornal de Notícias.

O caso ocorreu em 2015, quando o jovem, que vivia com a avó, depois de ter sido abandonado pela mãe e de ter ficado órfão de pai, tinha 17 anos.

No âmbito dos castings do programa, Daniel alega que foi filmado “num quarto escuro, com um holofote” virado para os seus olhos, a cantar sem música e sem a presença de qualquer jurado. No final, disseram-lhe que não participaria naquela edição do “Ídolos” por ser “desafinado”, relata o JN.

Essas imagens acabaram por ser divulgadas pela SIC numa compilação com os chamados “cromos” do programa, com a sua imagem alterada graficamente, com as orelhas hiper-aumentadas.

O vídeo chegou às redes sociais e teve grande repercussão, chegando a despoletar críticas do Bloco de Esquerda e a análise da Entidade de Regulação da Comunicação Social.

Daniel Rebelo deixou de ir à escolha e viveu uma “enorme depressão”, segundo o JN.

“Deixou de frequentar a escola, o que levou à consequente perda do ano lectivo, deixou de comer, emagrecendo de forma preocupante, deixou de dormir, de sair e de conviver com os seus amigos”, sublinha a acusação, citada pelo Correio da Manhã.

O Ministério Público dá, agora, seguimento à acusação que envolve seis profissionais da SIC, entre eles, Júlia Pinheiro, Directora de Conteúdos do canal, e Gabriela Sobral, Directora de Programas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Epá… É tão bem feito!.. 100 Mil é pouco! Nunca vi programa tão estúpido. Além de fabricar estrelas de papel, só ridiculariza pessoas com o objectivo de atrair audiências mórbidas desejosas de ver humilhações públicas. Rebenta com eles, Daniel!!!..

  2. Se não era menor de idade nessa altura, podia ter percebido que aquele era o formato do programa…
    De qualquer forma, o programa humilhava indecentemente as pessoas.

  3. vai acabar tudo numa boa!!!!escolhe 4 números entre 1 e 25 e dando um jeito sai o “Jack do Pote” e tudo acaba com muitas gargalhadas, basta ver como os actuais intervenientes do programa da manha da SIC, se riem muito das orelhas do apresentador……….está tudo combinado…….é preciso calma,o povo é sereno e isto é só fumaça…………..

  4. outros programas deviam levar com martelada igual ou maior.
    pena que deve ficar tudo pelas palavras e nada de acções.

    Quem manda toda a gente querer 15 mn de fama….a moeda tem 2 lados….

  5. Se este pede 100.000 pelas orelhas de burro, as participantes nos programas de Teresa Guilherme deveriam pedir 200.000 pelo rótulo de pu-téfilas para toda a vida.

  6. Curiosamente cruzei-me com o Daniel, pouco tempo depois da polémica ter estalado, na rua. Parecia tudo menos deprimido ao manusear o seu telemóvel topo de gama. Ahhh…esqueci-me que as depressões só provocam faltas à escola…

    • Mesmo que você esteja a falar verdade e não tenha acontecido a depressão, não se faz! Até pode não ter acontecido mas podia. Se não tinham autorização do próprio para ter a sua imagem alterada para provocar o riso e a chacota agora deverão pagar.

  7. Há-de ser possível saber quem decidiu e quem concordou emitir ” … a sua imagem alterada graficamente, com as orelhas hiper-aumentadas. ”
    Paguem e não bufem! Acho é pouco!

RESPONDER

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …

Senado dos EUA aprova projeto de lei de apoio aos direitos humanos e democracia em Hong Kong

O Senado norte-americano aprovou, na terça-feira, por unanimidade, um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, numa altura em que os protestos no território se tornam mais violentos. O …

Orçamento de 2% para a Cultura vai ser atingido em quatro anos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que o horizonte de 2% da despesa do Orçamento do Estado, com origem nas receitas gerais para a cultura, será atingido em quatro anos, com um …