MP dá razão a jovem ridicularizado no “Ídolos” que pede indemnização de 100 mil euros

idolos.sic / Facebook

O juri do Ídolos com o apresentador João Manzarra

O jovem Daniel Rebelo, que ficou conhecido depois de ter surgido num vídeo de “cromos” do programa “Ídolos”, da SIC, exige ao canal uma indemnização de 100 mil euros, alegando que foi “humilhado, rebaixado e difamado”.

Daniel Rebelo exige ser ressarcido dos danos morais que alega ter sofrido, depois da exibição do vídeo, no âmbito da edição de 2015 do “Ídolos”, em que surge a cantar desafinado e com as orelhas aumentadas.

Assim, pede uma indemnização de 100 mil euros à SIC e à produtora do programa, a FremantleMedia Portugal, alegando que foi “humilhado, rebaixado e difamado”, reporta o Jornal de Notícias.

O caso ocorreu em 2015, quando o jovem, que vivia com a avó, depois de ter sido abandonado pela mãe e de ter ficado órfão de pai, tinha 17 anos.

No âmbito dos castings do programa, Daniel alega que foi filmado “num quarto escuro, com um holofote” virado para os seus olhos, a cantar sem música e sem a presença de qualquer jurado. No final, disseram-lhe que não participaria naquela edição do “Ídolos” por ser “desafinado”, relata o JN.

Essas imagens acabaram por ser divulgadas pela SIC numa compilação com os chamados “cromos” do programa, com a sua imagem alterada graficamente, com as orelhas hiper-aumentadas.

O vídeo chegou às redes sociais e teve grande repercussão, chegando a despoletar críticas do Bloco de Esquerda e a análise da Entidade de Regulação da Comunicação Social.

Daniel Rebelo deixou de ir à escolha e viveu uma “enorme depressão”, segundo o JN.

“Deixou de frequentar a escola, o que levou à consequente perda do ano lectivo, deixou de comer, emagrecendo de forma preocupante, deixou de dormir, de sair e de conviver com os seus amigos”, sublinha a acusação, citada pelo Correio da Manhã.

O Ministério Público dá, agora, seguimento à acusação que envolve seis profissionais da SIC, entre eles, Júlia Pinheiro, Directora de Conteúdos do canal, e Gabriela Sobral, Directora de Programas.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Epá… É tão bem feito!.. 100 Mil é pouco! Nunca vi programa tão estúpido. Além de fabricar estrelas de papel, só ridiculariza pessoas com o objectivo de atrair audiências mórbidas desejosas de ver humilhações públicas. Rebenta com eles, Daniel!!!..

  2. Se não era menor de idade nessa altura, podia ter percebido que aquele era o formato do programa…
    De qualquer forma, o programa humilhava indecentemente as pessoas.

  3. vai acabar tudo numa boa!!!!escolhe 4 números entre 1 e 25 e dando um jeito sai o “Jack do Pote” e tudo acaba com muitas gargalhadas, basta ver como os actuais intervenientes do programa da manha da SIC, se riem muito das orelhas do apresentador……….está tudo combinado…….é preciso calma,o povo é sereno e isto é só fumaça…………..

  4. outros programas deviam levar com martelada igual ou maior.
    pena que deve ficar tudo pelas palavras e nada de acções.

    Quem manda toda a gente querer 15 mn de fama….a moeda tem 2 lados….

  5. Se este pede 100.000 pelas orelhas de burro, as participantes nos programas de Teresa Guilherme deveriam pedir 200.000 pelo rótulo de pu-téfilas para toda a vida.

  6. Curiosamente cruzei-me com o Daniel, pouco tempo depois da polémica ter estalado, na rua. Parecia tudo menos deprimido ao manusear o seu telemóvel topo de gama. Ahhh…esqueci-me que as depressões só provocam faltas à escola…

    • Mesmo que você esteja a falar verdade e não tenha acontecido a depressão, não se faz! Até pode não ter acontecido mas podia. Se não tinham autorização do próprio para ter a sua imagem alterada para provocar o riso e a chacota agora deverão pagar.

  7. Há-de ser possível saber quem decidiu e quem concordou emitir ” … a sua imagem alterada graficamente, com as orelhas hiper-aumentadas. ”
    Paguem e não bufem! Acho é pouco!

RESPONDER

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …