MP dá razão a jovem ridicularizado no “Ídolos” que pede indemnização de 100 mil euros

idolos.sic / Facebook

O juri do Ídolos com o apresentador João Manzarra

O jovem Daniel Rebelo, que ficou conhecido depois de ter surgido num vídeo de “cromos” do programa “Ídolos”, da SIC, exige ao canal uma indemnização de 100 mil euros, alegando que foi “humilhado, rebaixado e difamado”.

Daniel Rebelo exige ser ressarcido dos danos morais que alega ter sofrido, depois da exibição do vídeo, no âmbito da edição de 2015 do “Ídolos”, em que surge a cantar desafinado e com as orelhas aumentadas.

Assim, pede uma indemnização de 100 mil euros à SIC e à produtora do programa, a FremantleMedia Portugal, alegando que foi “humilhado, rebaixado e difamado”, reporta o Jornal de Notícias.

O caso ocorreu em 2015, quando o jovem, que vivia com a avó, depois de ter sido abandonado pela mãe e de ter ficado órfão de pai, tinha 17 anos.

No âmbito dos castings do programa, Daniel alega que foi filmado “num quarto escuro, com um holofote” virado para os seus olhos, a cantar sem música e sem a presença de qualquer jurado. No final, disseram-lhe que não participaria naquela edição do “Ídolos” por ser “desafinado”, relata o JN.

Essas imagens acabaram por ser divulgadas pela SIC numa compilação com os chamados “cromos” do programa, com a sua imagem alterada graficamente, com as orelhas hiper-aumentadas.

O vídeo chegou às redes sociais e teve grande repercussão, chegando a despoletar críticas do Bloco de Esquerda e a análise da Entidade de Regulação da Comunicação Social.

Daniel Rebelo deixou de ir à escolha e viveu uma “enorme depressão”, segundo o JN.

“Deixou de frequentar a escola, o que levou à consequente perda do ano lectivo, deixou de comer, emagrecendo de forma preocupante, deixou de dormir, de sair e de conviver com os seus amigos”, sublinha a acusação, citada pelo Correio da Manhã.

O Ministério Público dá, agora, seguimento à acusação que envolve seis profissionais da SIC, entre eles, Júlia Pinheiro, Directora de Conteúdos do canal, e Gabriela Sobral, Directora de Programas.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Epá… É tão bem feito!.. 100 Mil é pouco! Nunca vi programa tão estúpido. Além de fabricar estrelas de papel, só ridiculariza pessoas com o objectivo de atrair audiências mórbidas desejosas de ver humilhações públicas. Rebenta com eles, Daniel!!!..

  2. Se não era menor de idade nessa altura, podia ter percebido que aquele era o formato do programa…
    De qualquer forma, o programa humilhava indecentemente as pessoas.

  3. vai acabar tudo numa boa!!!!escolhe 4 números entre 1 e 25 e dando um jeito sai o “Jack do Pote” e tudo acaba com muitas gargalhadas, basta ver como os actuais intervenientes do programa da manha da SIC, se riem muito das orelhas do apresentador……….está tudo combinado…….é preciso calma,o povo é sereno e isto é só fumaça…………..

  4. outros programas deviam levar com martelada igual ou maior.
    pena que deve ficar tudo pelas palavras e nada de acções.

    Quem manda toda a gente querer 15 mn de fama….a moeda tem 2 lados….

  5. Se este pede 100.000 pelas orelhas de burro, as participantes nos programas de Teresa Guilherme deveriam pedir 200.000 pelo rótulo de pu-téfilas para toda a vida.

  6. Curiosamente cruzei-me com o Daniel, pouco tempo depois da polémica ter estalado, na rua. Parecia tudo menos deprimido ao manusear o seu telemóvel topo de gama. Ahhh…esqueci-me que as depressões só provocam faltas à escola…

    • Mesmo que você esteja a falar verdade e não tenha acontecido a depressão, não se faz! Até pode não ter acontecido mas podia. Se não tinham autorização do próprio para ter a sua imagem alterada para provocar o riso e a chacota agora deverão pagar.

  7. Há-de ser possível saber quem decidiu e quem concordou emitir ” … a sua imagem alterada graficamente, com as orelhas hiper-aumentadas. ”
    Paguem e não bufem! Acho é pouco!

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …