/

Jovem ilha vulcânica “cospe” cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

NASA Earth Observatory / Lauren Dauphin

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um “surto vigoroso” que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a agência espacial norte-americana.

Em comunicado, a NASA explica que o crescimento ilha coincide com uma erupção que começou no passado mês de maio e que ainda está a ocorrer acompanhada por fortes emissões de dióxido de enxofre e bombas vulcânicas.

Em causa está a ilha Nishinoshima, localizada a quase mil quilómetros a sul da cidade de Tóquio e pertencente ao Japão. Antes das suas primeiras erupções na década de 1970, esta porção de terra era conhecida como Rosario

De acordo com as imagens captadas pelos serviços geo-espaciais do Japão, a costa sul desta pequena ilha cresceu 150 metros entre 19 de junho e 3 de julho.

Em 3 de julho, a nuvem de gás e cinzas atingiu os 8.300 metros de altura, o nível mais alto desde que a própria cratera se posicionou acima da linha de água, em meados de 2013.

Neste mesmo ano, foi registado pela primeira vez o crescimento anómalo da ilha, quando esta atingiu doze vezes o seu tamanho original, devendo-se este crescimento em grande parte aos fluxos de lava ejetados pelo vulcão.

Várias imagens captadas por satélite revelaram uma assinatura de calor no centro da erupção, sendo esta especialmente visível com raios infravermelhos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.