Jovem ilha vulcânica “cospe” cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

NASA Earth Observatory / Lauren Dauphin

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um “surto vigoroso” que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a agência espacial norte-americana.

Em comunicado, a NASA explica que o crescimento ilha coincide com uma erupção que começou no passado mês de maio e que ainda está a ocorrer acompanhada por fortes emissões de dióxido de enxofre e bombas vulcânicas.

Em causa está a ilha Nishinoshima, localizada a quase mil quilómetros a sul da cidade de Tóquio e pertencente ao Japão. Antes das suas primeiras erupções na década de 1970, esta porção de terra era conhecida como Rosario

De acordo com as imagens captadas pelos serviços geo-espaciais do Japão, a costa sul desta pequena ilha cresceu 150 metros entre 19 de junho e 3 de julho.

Em 3 de julho, a nuvem de gás e cinzas atingiu os 8.300 metros de altura, o nível mais alto desde que a própria cratera se posicionou acima da linha de água, em meados de 2013.

Neste mesmo ano, foi registado pela primeira vez o crescimento anómalo da ilha, quando esta atingiu doze vezes o seu tamanho original, devendo-se este crescimento em grande parte aos fluxos de lava ejetados pelo vulcão.

Várias imagens captadas por satélite revelaram uma assinatura de calor no centro da erupção, sendo esta especialmente visível com raios infravermelhos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …