Jovem cientista procura sinais extraterrestres em estrela peculiar

A estrela Boyajian, também conhecida como Tabby ou KIC 8462852, ficou popular em 2015, quando o seu estranho comportamento levou alguns cientistas a considerá-la uma possível megaestrutura alienígena, uma vez que o seu brilho parecia aumentar e diminuir com o tempo.

Desde então, vários telescópios têm observado o comportamento da estrela para melhor compreender o que está a acontecer por lá.

Quem também se apaixonou por esta estrela peculiar foi o jovem David Lipman, que em 2015, e com apenas 15 anos, começou a analisar dados públicos oferecidos pelo telescópio APF (Automated Planet Finder), do observatório Lich, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Na época, Lipman estava no terceiro ano do Ensino Secundário, e decidiu estudar a estrela como parte de um projeto de Ciências da escola. Os dados a que o jovem adolescente teve acesso são parte da investigação Breaktrought Listen, que procura sinais de rádio e transmissões de laser em várias galáxias para tentar encontrar vida inteligente.

“Escrevi um algoritmo que analisa todos os espectros que o Breaktrough Listen já gravou. Estou a procura de sinais laser de candidatos”, explicou David Lipman em entrevista no Lich. O seu trabalho acabou por chamar à atenção dos cientistas da área, sendo o jovem convidado para estagiar durante as férias de verão no Breaktrough Listen.

“[David] ficou rapidamente familiarizado com muitos dos materiais da base, ao ponto da equipa conseguir conversar com ele num nível altamente técnico sobre o trabalho que estava a desenvoler”, elogiou o cientista Steve Croft, da Universidade da Califórnia.

“A maioria dos alunos da idade do David que trabalha com problemas de Ciência está a lidar com questões em que a resposta correta está na última página do livro. Em comparação, David está a fazer uma pesquisa original que nos está a ajudar a avançar na nossa capacidade de responder a uma das maiores questões da Ciência: estamos sozinhos no universo?”, explicou.

David procurou por qualquer sinal de laser que poderia indicar uma comunicação entre extraterrestres ou propulsores de naves. Por enquanto, não há nenhum sinal de vida alienígena por lá, mas os resultados do seu trabalho, realizado em colaboração com outros cientistas, foram aceite para publicação na revista científica Publications of the Astronomical Society of the Pacific e estão disponíveis em pré-visualização no arXiv.org.

Atualmente, David Lipman está no primeiro ano do Ensino Superior, na Universidade Princeton. O jovem pensa formar-se em Física, demonstrando grande interesse em machine learning e em redes neuronais artificiais.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …