Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

INEM / Instagram

“Bem-vindo puto!” INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulga foto do bebé encontrado no lixo.

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança.

Numa entrevista ao programa Sexta às 9, da RTP, a mãe da jovem que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo, em Lisboa, contou que a filha esteve institucionalizada em Cabo Verde e que agora, em Portugal, não sabia que esta vivia na rua.

Manuela Correia explicou que, em 2002, entregou dois dos três filhos à Aldeias Infantis SOS porque não tinha possibilidades económicas de ficar com eles: Sara Furtado, na altura com cinco anos, e o irmão de apenas cinco meses.

Em 2008, a cabo-verdiana veio para Portugal, sem os dois filhos, mas com o objetivo de um dia reunir toda a família. O que viria a acontecer em 2017, quando Sara, já com 19 anos, veio diretamente da instituição para Lisboa.

A progenitora assegura que não sabia que a jovem vivia na rua, e muito menos que estava grávida, porque falavam frequentemente e esta lhe dizia que tinha um trabalho e que vivia com o namorado.

Descobri pela TV que vivia na rua. Não dormi à noite”, conta a mãe ao programa, citada pelo Diário de Notícias.

A família tem agora duas advogadas para lutar pela guarda do bebé. “É o primeiro neto, quero muito tê-lo comigo”, declarou Manuela Correia, acrescentando que “o menino tem a avó e toda a família à espera. Estamos de braços abertos à espera dele”.

Sobre o comportamento da filha, a cabo-verdiana reconhece que foi errado, mas pede compreensão. “Está doente, tem de ser tratada. Não concordo com o que fez, mas é a minha filha, eu amo-a”.

Sara encontra-se em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Tires por suspeitas do crime de homicídio na forma tentada. A criança está com uma família de acolhimento, conforme decisão do Tribunal de Família e Menores de Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estrelas K são os melhores lugares para procurar vida

Na busca por vida para lá da Terra, os astrónomos procuram planetas na "zona habitável" de uma estrela onde as temperaturas são ideais para que a água líquida exista à superfície de um planeta. Uma ideia …

NASA quer construir uma base lunar feita de cogumelos

Os cientistas da NASA estão a explorar uma estratégia peculiar para construir uma base lunar - e outras estruturas fora da Terra. A agência espacial norte-americana quer cultivar as bases no local com cogumelos vivos. Em …

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …