Jovem de 22 anos inventou um aparelho que pode salvar um milhão de vidas por ano

(dr) Isobar

-

Estudante britânico desenvolveu um microrefrigerador que permite armazenar vacinas a uma temperatura constante durante 30 dias.

Às vezes, as soluções mais simples podem resolver grandes problemas e até mesmo ajudar a salvar vidas. Um bom exemplo disso é o microrefrigerador desenvolvido por William Broadway, um estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

O aparelho é tão pequeno que pode ser carregado numa mochila e é especialmente pensado para armazenar vacinas, que precisam de ser mantidas entre os 2ºC e os 8ºC para manter a sua eficácia.

A invenção do jovem de 22 anos, batizada de Isobar, consegue manter essa temperatura constante durante 30 dias.

Para isso, o aparelho funciona com uma mistura de água e amoníaco que, juntos, criam o efeito refrigerador conhecido como “higroscópico”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a invenção de Broadway tem potencial para salvar 1,5 milhões de pessoas por ano.

Além disso, o aparelho também pode ser usado para fazer transporte de órgãos, de transplantes de sangue e de células estaminais.

De acordo com a BBC, Broadway teve esta ideia durante uma “surf trip” no México.

“Durante a viagem de cinco dias, tínhamos 13 quilos de gelo. E pensei: será que existe alguma forma que nos permita utilizar esta energia de forma adequada?”, conta.

Foi então que começou a analisar métodos de refrigeração antigos e descobriu um usado por agricultores rurais sem acesso a eletricidade. “Foi aí que surgiu a ideia”, afirma.

O Isobar rendeu ao estudante universitário uma vaga entre os finalistas de um dos prémios de tecnologia mais prestigiados em todo o mundo, o James Dyson 2016.

Broadway já recebeu mais de dois mil dólares para fabricar os primeiros protótipos e, caso vença o concurso, poderá angariar mais 40 mil dólares.

O estudante conta que está orgulhoso da sua invenção mas que não tem objetivo de ganhar dinheiro, ou seja, não tem intenção de criar uma patente.

“Sinceramente, não tenho interesses comerciais. Ganhar o prémio já me daria confiança para desenvolver a minha invenção. E poderia causar um grande impacto e beneficiar milhares de pessoas”.

ZAP / BBC / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …

Lech Poznań 2 - 4 Benfica | Darwin e a teoria da vitória

Pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, desde que a prova foi criada na época 2009/10, o Benfica iniciou da melhor forma o trajecto na competição, venceu em solo polaco o Lech …