Jovem de 22 anos inventou um aparelho que pode salvar um milhão de vidas por ano

(dr) Isobar

-

Estudante britânico desenvolveu um microrefrigerador que permite armazenar vacinas a uma temperatura constante durante 30 dias.

Às vezes, as soluções mais simples podem resolver grandes problemas e até mesmo ajudar a salvar vidas. Um bom exemplo disso é o microrefrigerador desenvolvido por William Broadway, um estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

O aparelho é tão pequeno que pode ser carregado numa mochila e é especialmente pensado para armazenar vacinas, que precisam de ser mantidas entre os 2ºC e os 8ºC para manter a sua eficácia.

A invenção do jovem de 22 anos, batizada de Isobar, consegue manter essa temperatura constante durante 30 dias.

Para isso, o aparelho funciona com uma mistura de água e amoníaco que, juntos, criam o efeito refrigerador conhecido como “higroscópico”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a invenção de Broadway tem potencial para salvar 1,5 milhões de pessoas por ano.

Além disso, o aparelho também pode ser usado para fazer transporte de órgãos, de transplantes de sangue e de células estaminais.

De acordo com a BBC, Broadway teve esta ideia durante uma “surf trip” no México.

“Durante a viagem de cinco dias, tínhamos 13 quilos de gelo. E pensei: será que existe alguma forma que nos permita utilizar esta energia de forma adequada?”, conta.

Foi então que começou a analisar métodos de refrigeração antigos e descobriu um usado por agricultores rurais sem acesso a eletricidade. “Foi aí que surgiu a ideia”, afirma.

O Isobar rendeu ao estudante universitário uma vaga entre os finalistas de um dos prémios de tecnologia mais prestigiados em todo o mundo, o James Dyson 2016.

Broadway já recebeu mais de dois mil dólares para fabricar os primeiros protótipos e, caso vença o concurso, poderá angariar mais 40 mil dólares.

O estudante conta que está orgulhoso da sua invenção mas que não tem objetivo de ganhar dinheiro, ou seja, não tem intenção de criar uma patente.

“Sinceramente, não tenho interesses comerciais. Ganhar o prémio já me daria confiança para desenvolver a minha invenção. E poderia causar um grande impacto e beneficiar milhares de pessoas”.

ZAP / BBC / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Cisão no PSD da Guarda, com líder da concelhia a avançar como independente

O presidente da Comissão Política Concelhia da Guarda do PSD, Sérgio Costa, demitiu-se do cargo e anunciou hoje que é candidato independente à liderança da autarquia nas eleições autárquicas deste ano. "A partir deste momento, sou …

Em Espanha, Tiago Tomás é destacado como "o sucessor de Cristiano" no Sporting

Tiago Tomás foi figura de destaque numa reportagem do jornal espanhol AS, que aponta o jovem avançado como o "sucesso de Cristiano [Ronaldo]". Com apenas 18 anos de idade, Tiago Tomás destacou-se esta temporada ao agarrar …

"Raspadinha" do Património já está disponível

A lotaria do Património, iniciativa do Governo inicialmente prevista a para 2020, é lançada esta terça-feira, no Dia Internacional dos Museus. A lotaria instantânea do Património vai ficar disponível a partir desta terça-feira, Dia Internacional dos …

Já se sabe quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera

Cientistas descobriram - com mais precisão - quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera, que opuseram os gregos aos cartagineses. Uma equipa de investigadores analisou a composição química do esmalte dentário de 62 soldados que …

Ana Gomes acusa Marcelo de "respaldar" Sissoco Embaló, um "serventuário do terrorista Khadaffi"

O Presidente da República inicia, esta segunda-feira, uma visita à Guiné-Bissau. Ana Gomes critica Marcelo Rebelo de Sousa por "respaldar" Umaro Sissoco Embaló, Presidente guineense. Com esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa vai "respaldar" Umaro Sissoco …

20 anos depois, o campeão improvável é um dos aflitos (com muitos "anticorpos" pelo meio)

O Boavista conquistou o seu único título de campeão da I Liga portuguesa de futebol há 20 anos. Duas décadas depois, os tempos são bem diferentes e os axadrezados lutam para fugir à despromoção. O Boavista …

Cavaco entrou em choque com Rio. Reforma das Forças Armadas vai a debate (e deve passar)

Esta terça-feira, chega à Assembleia da República a reforma das Forças Armadas, que será debatida em plenário e tem, à partida, aprovação garantida. No domingo, Aníbal Cavaco Silva veio a público dizer que seria "chocante" ver …

Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph. O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas …

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …