José Cid galardoado com Grammy Latino

DR José Cid

José Cid vai ser galardoado com um Grammy Latino de excelência musical, foi anunciado esta quinta-feira.

O cantor e compositor português, musicalmente ativo desde meados dos anos 50, vai receber o Lifetime Achievement Award pelo seu importante contributo para a música latina.

Em comunicado, a Latin Recording Academy, que atribui os Grammys Latinos, que premeiam trabalhos em língua portuguesa ou espanhola, destacou a adaptação da influência da música popular inglesa a um “estilo original” de pop-rock português.

A academia recordou ainda o percurso de Cid, que começou em 1956 com a banda de covers Os Babies e se prolongou durante as décadas seguintes. Nos anos 80, quando o compositor se virou para as “raízes de Portugal”, ganhou uma maior popularidade.

Ao Observador, José Cid declarou não estar surpreendido com a homenagem, não pelo seu caso, mas “porque há muito tempo que a música portuguesa e o pop-rock português, que é tão rico, merecia uma celebração a nível mundial”.

Apesar de lhe ter calhado a si, como admitiu, o músico garantiu que existe muita gente talentosa em Portugal, “grandes poetas, grandes vozes, grandes músicos, grandes produtores que também poderiam ter recebido este prémio”. Cid lembrou o caso do “colega” Carlos do Carmo, que vendeu o mesmo prémio em 2014. Embora, “o fado seja uma coisa à parte”.

Sobre a divulgação e reconhecimento da música portuguesa, Cid apontou que “Portugal é um país muito pequenino” e que as suas “fronteiras são muito limitadas”.

“O nosso mercado é, para as multinacionais, reduzidíssimo. Espanha não quer saber de nós, mas sempre tivemos melhor música do que eles. O Brasil também não quer saber de nós. Temos músicas que nunca foram reconhecidas no Brasil, e injustamente. Estamos confinados às nossas fronteiras e ainda por cima só metade do país é que gosta de poesia com sonho, de produções rigorosas. De grandes temas, mas produzidos de uma forma absolutamente atual e muito portuguesa também”, declarou. Na opinião do músico, isso “limita ainda mais o reconhecimento do pop-rock português” a nível mundial.

Cid garante que vai receber o galardão “em nome da música portuguesa”, dos seus colegas e daqueles que “gostam verdadeiramente de música de qualidade em português”.

“Receber um prémio paralelamente à Joan Baez, que admiro imenso, é extraordinário para mim”, admitiu ainda. “Recebi prémios importantíssimos, mas este vem acrescentar muito. É a confirmação a nível mundial de que existe muita criatividade no nosso pais. Infelizmente, não jogamos futebol e não emigramos, portanto não temos esse reconhecimento lá fora.”

Cid referiu que os espetadores continuam a aplaudi-lo nos muitos concertos que ainda dá e que “ninguém sai de lá”. “Isto é um sonho. É também muito um pouco da minha teimosia, mas eu gosto muito da minha profissão”, disse.

Este ano, além de José Cid, vão receber o Lifetime Achievement Award os artistas Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez “El Puma”. Os prémios vão ser entregues em novembro, numa cerimónia conduzida por Jonnhy Ventura e Paola Rojas em Las Vegas.

“Cada uma destas lendas continua a deixar a sua marca no mundo da música latina através do seu talento, encanto e paixão por criarem sons que vibraram através das nossas comunidades, ao mesmo tempo que ajudaram a construir a nossa música durante décadas”, declarou Gabriel Abaroa Jr., presidente da Latin Recording Academy.

Os Grammy Latinos celebram em 2019 o seu 20.º aniversário.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.