José Cid galardoado com Grammy Latino

DR José Cid

José Cid vai ser galardoado com um Grammy Latino de excelência musical, foi anunciado esta quinta-feira.

O cantor e compositor português, musicalmente ativo desde meados dos anos 50, vai receber o Lifetime Achievement Award pelo seu importante contributo para a música latina.

Em comunicado, a Latin Recording Academy, que atribui os Grammys Latinos, que premeiam trabalhos em língua portuguesa ou espanhola, destacou a adaptação da influência da música popular inglesa a um “estilo original” de pop-rock português.

A academia recordou ainda o percurso de Cid, que começou em 1956 com a banda de covers Os Babies e se prolongou durante as décadas seguintes. Nos anos 80, quando o compositor se virou para as “raízes de Portugal”, ganhou uma maior popularidade.

Ao Observador, José Cid declarou não estar surpreendido com a homenagem, não pelo seu caso, mas “porque há muito tempo que a música portuguesa e o pop-rock português, que é tão rico, merecia uma celebração a nível mundial”.

Apesar de lhe ter calhado a si, como admitiu, o músico garantiu que existe muita gente talentosa em Portugal, “grandes poetas, grandes vozes, grandes músicos, grandes produtores que também poderiam ter recebido este prémio”. Cid lembrou o caso do “colega” Carlos do Carmo, que vendeu o mesmo prémio em 2014. Embora, “o fado seja uma coisa à parte”.

Sobre a divulgação e reconhecimento da música portuguesa, Cid apontou que “Portugal é um país muito pequenino” e que as suas “fronteiras são muito limitadas”.

“O nosso mercado é, para as multinacionais, reduzidíssimo. Espanha não quer saber de nós, mas sempre tivemos melhor música do que eles. O Brasil também não quer saber de nós. Temos músicas que nunca foram reconhecidas no Brasil, e injustamente. Estamos confinados às nossas fronteiras e ainda por cima só metade do país é que gosta de poesia com sonho, de produções rigorosas. De grandes temas, mas produzidos de uma forma absolutamente atual e muito portuguesa também”, declarou. Na opinião do músico, isso “limita ainda mais o reconhecimento do pop-rock português” a nível mundial.

Cid garante que vai receber o galardão “em nome da música portuguesa”, dos seus colegas e daqueles que “gostam verdadeiramente de música de qualidade em português”.

“Receber um prémio paralelamente à Joan Baez, que admiro imenso, é extraordinário para mim”, admitiu ainda. “Recebi prémios importantíssimos, mas este vem acrescentar muito. É a confirmação a nível mundial de que existe muita criatividade no nosso pais. Infelizmente, não jogamos futebol e não emigramos, portanto não temos esse reconhecimento lá fora.”

Cid referiu que os espetadores continuam a aplaudi-lo nos muitos concertos que ainda dá e que “ninguém sai de lá”. “Isto é um sonho. É também muito um pouco da minha teimosia, mas eu gosto muito da minha profissão”, disse.

Este ano, além de José Cid, vão receber o Lifetime Achievement Award os artistas Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez “El Puma”. Os prémios vão ser entregues em novembro, numa cerimónia conduzida por Jonnhy Ventura e Paola Rojas em Las Vegas.

“Cada uma destas lendas continua a deixar a sua marca no mundo da música latina através do seu talento, encanto e paixão por criarem sons que vibraram através das nossas comunidades, ao mesmo tempo que ajudaram a construir a nossa música durante décadas”, declarou Gabriel Abaroa Jr., presidente da Latin Recording Academy.

Os Grammy Latinos celebram em 2019 o seu 20.º aniversário.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …