Jornalistas agredidos em Roma por seguranças de Bolsonaro

6

jeso.carneiro / Flickr

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Homens que faziam a segurança do presidente brasileiro na capital italiana deram murros e empurraram repórteres. Segundo a Globo, a “retórica beligerante” de Bolsonaro contra os jornalistas “está na raiz desse tipo de ataque”.

Jornalistas brasileiros que acompanham a visita de Jair Bolsonaro a Roma foram hostilizados pelo presidente e agredidos na noite deste domingo por homens que faziam a segurança do chefe de Estado brasileiro durante uma caminhada no centro da capital italiana.

As agressões foram dirigidas a jornalistas da Globo, Folha e UOL, relata a Deutsche Welle.

O primeiro incidente envolveu a jornalista Ana Estela de Sousa Pinto, do jornal Folha de S.Paulo, que relatou ter sido empurrada por um segurança enquanto aguardava em frente à embaixada brasileira na capital italiana, onde Bolsonaro está alojado.

Pouco depois, Bolsonaro deixou o prédio e fez uma caminhada improvisada para se encontrar com algumas dezenas de apoiantes que se concentravam em frente à embaixada, tendo-se então gerado um tumulto no local.

Nesse momento, os jornalistas aproximaram-se para tentar colocar perguntas, tendo sido afastados de forma violenta do presidente brasileiro. O correspondente da Globo, Leonardo Monteiro, perguntou a Bolsonaro por que motivo não compareceu aos eventos do G20 na manhã deste domingo.

É a Globo? Você não tem vergonha na cara….”, disse Bolsonaro. Seguidamente, o jornalista levou um murro no estômago de um segurança e foi empurrado com violência.

O jornalista Jamil Chade, do portal UOL, começou a filmar a violência contra os jornalistas, tendo então sido empurrado por um segurança — que lhe agarrou e torceu o braço, tirando-lhe o telemóvel Seguidamente, o segurança atirou o aparelho ao chão, relatou o jornalista.

Chade também perguntou a Bolsonaro por que motivo não estará presente na Cimeirs do Clima COP26, em Glasgow, ao que o presidente respondeu que “não te devo satisfação”.

Pouco antes do início dos tumultos, uma assistente da Globo que aguardava para gravar imagens do presidente foi intimidada, tendo sido alvo de gritos de “infiltrada” por apoiantes do presidente.

O presidente brasileiro encontrava-se em Roma para participar na cimeira do G20. Ao contrário de outros líderes, a agenda de Bolsonaro tem sido pouco preenchida, e o chefe de estado brasileiro tem gastado boa parte do tempo em passeios e encontros com apoiantes. Este foi o terceiro passeio de Bolsonaro nas ruas da capital italiana em três dias.

Segundo os relatos dos jornalistas, não é claro se os responsáveis pelas agressões eram agentes da polícia ou seguranças particulares.

Este não é o primeiro incidente envolvendo agressões físicas e verbais a jornalistas que desagradam a Bolsonaro.

Em janeiro, um relatório divulgado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) brasileiros anotou que Bolsonaro protagonizou 175 ataques contra a imprensa em 2020.

Em maio, em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente mandou um jornalista da Folha “calar a boca”. Em agosto do mesmo ano, disse a um jornalista que tinha “vontade de encher tua boca com porrada, tá? Seu safado”.

Também são comuns agressões físicas e verbais por parte de apoiantes do presidente, que muitas vezes estimula os ataques.

Em julho deste ano, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) incluiu Bolsonaro numa lista de 37 líderes de todo o mundo que a organização considera “predadores da liberdade de imprensa“.

A lista inclui ainda os chefes de Estado da Síria, Bashar al-Assad, e da China, Xi Jinping.

6 Comments

  1. Gostava de saber quais são as consequências contra este energúmeno, em termos Jurídicos, destes crimes contra a integridade física dos Jornalistas profissionais no exercício das suas funções?….a ver vamos !

    • Infelizmente, no Brasil, pouco se fará a este presidente em termos jurídicos pelo episódio.
      Como brasileiro ainda guardo um pouco de esperança que nas eleições de 2022 possamos retirá-lo do cargo.
      Chega de passar vergonha.
      O Brasil merece um representante melhor.

  2. Engraçado dar uma importância enorme a algo tão banal que não teve perigo de morte e sensacionalista.

    Estou mais curiosa pra Saber quem está por trás da Facada.
    Alguem quase morreu.. E fingem que não aconteceu nada.

    A vida perdeu valor?
    Dão mais valor a um “jornalista” que escorregou no próprio pé e faz matérias com bola de “cristal”: senão estava no recinto como esse da “uool” escreveu sobre algo que nem viu.

    E sobre o Allan dos Santos? Que os do “Uool” se dirigiram a ele como “blogueiro” e quebraram o sigilo da fonte dele na imprensa divulgando o nome.

  3. Por favor transmitam a verdade.

    Esta coluna pode fazer isto; não serão presos pelo STF do Brasil.

    E o MST? Do Brasil que foi pra Itália e Brigou com a policia.
    E usaram táticas de “guerrilha”. (Tacar fogo em pneus e partiu pra cima da policia)

    E o MST prometeu ajudar o Lula no BR = invadindo fazendas; matando gado e deixando pra morrer; tacando Fogo nas plantações e nas casas dos trabalhadores que cuidam das terra.

    Isso sim é importante.

    Se as fazendas que produzem no BR pararem de produzir nos campos quem vai sofrer?

    Acha que tá ruim agora? Pode piorar.

    Os indios fazem o mesmo.. Se uma pessoa tem uma “hortinha”: rouba o que quer pra comer e destroi a plantação depois que usou e até taca fogo.

    A população BR tem medo desses 2.. Um que taca fogo no seu sustento, na sua casa e nos seus bens; e outro que usufrui e depois taca fogo e destrói o que restou.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.