Jornalista que revelou morte de procurador argentino está “a salvo em Israel”

dr Ilan Assayag / Haaretz

Damian Ezequiel Pachter, jornalista do Buenos Aires Herald

Damian Ezequiel Pachter, jornalista do Buenos Aires Herald

O jornalista Damian Ezequiel Pachter, que asemana passada denunciou a morte do promotor Alberto Nisman, publicou no seu Twitter que se encontra a salvo em Tel-Aviv, Israel. “Obrigado a todos. Em breve falamos. Dami”, publicou Pachter.

Damien Pachter, com dupla nacionalidade argentina e israelita, revelou após deixr a Argentina este sábado que estava a deixar o país porque se sentia ameaçado.

Durante algumas horas, o jornalista do Buenos Aires Herald foi considerado desaparecido. Pachter esteve sem contacto com os seus superiores desde sábado.

O jornal emitiu um comunicado, no qual declarava que o jornalista tinha faltado ao trabalho sem aviso prévio. “Nesta situação, o editor fez um contacto com o jornalista, que o informou que tinha ido ao médico, porque não se sentia bem”, revelou a empresa.

Mais tarde, o editor terá tentado novamente contactar o jornalista através do WhatsApp, para saber como estava. Pachter respondeu que estava bem e que o telemóvel tinha ficado sem bateria.

Entretanto, já este domingo, o jornalista viria a publicar no seu Twitter que se encontrava “a salvo em Israel“.

Ainda no domingo, Pachter viria a publicar um artigo no jornal israelita Haaretz, no qual explica “porque fugiu da Argentina depois de revelar a história da morte de Alberto Nisman”.

No mesmo artigo, o jornalista diz ter sabido que “Nisman foi morto a tiro em casa” através de uma fonte “com uma incrível atenção ao detalhe”, cuja identidade “jamais será revelada”.

O procurador argentino Alberto Nisman foi encontrado morto há uma semana em Buenos Aires.

Nisman acusou a presidente Cristina Kirchner e o ministro dos Negócios Estrangeiros Héctor Timerman de cobertura à participação do Irão num atentado contra um centro judaico, em 1994, quando um carro-bomba explodiu à porta da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), destruindo o prédio, no centro de Buenos Aires, e matando 85 pessoas.

Encarregado de investigar o caso, Nisman acusou Cristina e Timerman de negociar com o Irão um plano de impunidade para encobrir os acusados, em troca de acordos comerciais.

Entre os suspeitos, estão altos funcionários do governo iraniano, com pedido de captura pela Interpol.

O corpo do procurador viria a ser encontrado pela mãe, no quarto de banho do apartamento, com um revólver calibre 22, no dia em que deveria apresentar-se no Congresso argentino, para explicar a denúncia contra a presidente Kirchner.

A causa e as circunstâncias da morte estão a ser investigadas.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …