Jornalista chinesa foi censurada por “quebrar coreografia” (com um revirar de olhos)

O nome da jornalista foi amplamente censurado nas principais redes sociais chinesas depois de ter revirado os olhos com a pergunta de uma colega numa conferência de imprensa.

Segundo o The Independent, Liang Xiangyi, do jornal financeiro local Yicai, foi a protagonista deste episódio viral. A repórter não conseguiu conter um indiscreto revirar de olhos quando ouviu a pergunta de uma colega no Congresso Nacional do Povo chinês.

Em causa estava a questão colocada pela jornalista Zhang Huijun, da American Multimedia Television, que tem ligações com a televisão estatal CCTV, sobre a proteção das empresas estatais e do projeto proposto pelo Presidente Xi Jinping conhecido por Belt and Road.

O momento captado pelas câmaras da CCTV espalhou-se rapidamente pelas redes sociais chinesas, sendo já considerado o “meme do momento”. No entanto, este episódio é muito mais sério do que se possa pensar.

As conferências de imprensa chinesas são conhecidas pelo ambiente estritamente controlado e rígido, onde os meios de comunicação com ligações ao Governo são chamados para fazer “perguntas propaganda” que, geralmente, são combinadas antes.

O épico revirar de olhos da jornalista quebrou assim a chamada “coreografia” destes eventos e o nome da profissional foi o termo mais censurado na rede social Weibo.

De acordo com o China Digital Times, citado pelo jornal britânico, as autoridades emitiram rapidamente um guia com “instruções de censura” para os media. Já o South China Morning Post reporta que a jornalista perdeu a acreditação para cobrir os eventos do Congresso chinês.

Este incidente acontece dias depois de o Partido Comunista da China (PCC) ter anunciado uma emenda constitucional que estabelece uma Presidência indefinida para Xi Jinping, entretanto aprovada pela Assembleia Nacional Popular.

O chefe de Estado ocupa este cargo desde março de 2013. A Constituição previa um limite de dois mandatos, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …