Jornal holandês ganha processo contra conselheiros de Isabel dos Santos

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação informou nesta terça-feira que um tribunal holandês rejeitou uma ação contra jornalistas, interposta por uma empresa de gestão. Segunda esta, a publicação relacionou-a de forma errada à empresária Isabel dos Santos no âmbito do Luanda Leaks.

De acordo com o ECO, o consórcio explicou que um tribunal civil de Amesterdão rejeitou as alegações da empresa United International Management. Esta alegava que o jornal local Het Financieele Dagblad tinha caracterizado de forma incorreta o seu relacionamento com a empresária Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo.

A gestora alegou que o jornal havia sugerido, erradamente, que esta tinha cortado laços com as empresas da empresária angolana sobre pressão dos reguladores holandeses e que o órgão de comunicação não lhe deu tempo para responder às questões enviadas.

Mirjam van Walraven rejeitou todas as alegações. A juíza considerou que o Het Financieele Dagblad fez as referências de forma apropriada, baseadas em documentos do Luanda Leaks, afirmando ainda que o prazo de um mês para aguardar pelas respostas às questões enviadas não era injusto.

Entre 2013 e 2016, a United International Management prestou serviços a um conjunto de empresas detidas por Isabel dos Santos e o marido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.