Jornal britânico multado por pedir às pessoas para votarem em Cameron

World Economic Forum / Flickr

O primeiro ministro britânico, David Cameron

O primeiro ministro britânico, David Cameron

O jornal britânico enviou um e-mail aos seus leitores em maio passado, no próprio dia das eleições, a pedir para que votassem no partido do então primeiro-ministro.

O jornal The Telegraph foi multado com uma coima de 30 mil libras, cerca de 41 mil euros, por ter enviado um e-mail a todos os seus leitores, no qual pedia que votassem no Partido Conservador, avança o The Guardian.

A 7 de maio, o dia das eleições, o jornal britânico enviou, juntamente com a atualização habitual das notícias, uma carta assinada pelo editor Chris Evans, com o pedido explícito para votar no partido do atual primeiro-ministro.

“As pessoas podem até perceber que o editorial de um jornal tem uma certa inclinação política, mas quando o Telegraph as contacta para votarem num partido político passa dos limites”, acusa um dos responsáveis pelo Information Commissioner’s Office, Steve Eckersley.

“Os leitores assinaram o serviço de e-mail do jornal para estarem atualizadas ou para descobrir outros assuntos pelos quais se interessam. Não estavam à espera que lhe fosse dito em quem votar”, continua.

Na respetiva carta, Evans considerou aquele dia de eleições como “o mais importante desde 1979” e questionou os leitores se não seria melhor continuar com a abordagem “aberta e liderada pelo empreendimento económico” dos conservadores.

Foram várias as pessoas que se queixaram da atitude levada a cabo pelo jornal nas redes sociais, sobretudo no Twitter, mas o número de queixas formais acabou por ser muito baixo, apenas 17 no total.

Face a essas circunstâncias, o jornal foi multado apenas no valor de 30 mil libras, um valor que podia ter alcançado as 500 mil, cerca de 685 mil euros.

O e-mail foi enviado no mesmo dia em que já a capa do jornal britânico incitava ao voto no partido de David Cameron, acompanhada pela manchete: “Não faça nada de que se possa arrepender”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …