Jornais de avião indiano que caiu nos anos 60 “reaparecem” nos Alpes franceses

Vários jornais de 1966 foram agora encontrados nos Alpes franceses, sob o gelo que derreteu recentemente do Monte Branco.

De acordo com a BBC, acredita-se que estes jornais agora “reaparecidos” estivessem no avião da Air India que caiu neste local há 54 anos, matando todas as 117 pessoas a bordo.

Nas capas destes jornais, nos quais se encontram, por exemplo, o National Herald e o Economic Times, é possível ver artigos sobre a histórica eleição de Indira Gandhi, a primeira mulher – e até hoje a única – a ocupar o cargo de primeira-ministra do país.

Estes ‘tesouros’ foram encontrados por Timothee Mottin, dono de um restaurante próximo da estação de esqui de Chamonix. “Estão a secar, mas estão em ótimas condições. Até dá para ler”, disse o francês à agência AFP.

Quando estiverem secos, Mottin quer expô-los no seu estabelecimento, como parte de uma coleção de objetos encontrados nas últimas décadas desde que a aeronave caiu na região.

As ‘relíquias’ mais valiosas surgiram em 2013: uma caixa de pedras preciosas que continha esmeraldas, safiras, rubis, com um valor estimado entre 130 mil e 245 mil euros.

O voo 101 da Air India fazia o trajeto entre Mumbai e Londres quando caiu perto do cume da cordilheira, no dia 24 de janeiro de 1966. Antes de se despenhar, tinha feito duas paragens (Nova Deli, ainda na Índia, e Beirute, no Líbano) e preparava-se para fazer uma terceira em Genebra, na Suíça.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.