Jogos tradicionais vão ter federação nacional

M. Martin Vicente / Flickr

-

O número de praticantes de jogos tradicionais, as suas regras, os locais, as memórias e os trabalhos académicos já realizados vão ficar concentrados numa nova federação nacional, que durante este mês deverá ser oficializada.

A Confederação Portuguesa das Coletividades (CPC) tem sido o “suporte” dos jogos tradicionais, ao saber onde existem e ao promover iniciativas, notou à agência Lusa o seu presidente, Augusto Flor.

Somando o crescente interesse neste tipo de jogos, a CPC considerou estarem reunidas as condições para criar uma estrutura própria: a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, que vai ser instalada este mês.

A federação está constituída no registo nacional das pessoas coletivas e durante este mês, segundo Augusto Flor, deverá decorrer a assembleia geral constitutiva com 12 estruturas, entre associações concelhias e federações distritais da CPC.

Na assembleia vão ser aprovados os estatutos, os órgãos sociais e o local da sede, tendo Augusto Flor admitido que as instalações da CPC têm condições para albergar a federação, mas que a decisão será tomada na reunião.

“Se entenderem que pode ser descentralizado, seja mais a Norte, seja mais ao Centro, seja mais ao Sul, por nós tudo também. É uma decisão que só será tomada quando nos reunirmos”, disse.

A nova estrutura surge numa altura em que a União Europeia financia o desenvolvimento de jogos tradicionais em escolas e junto da 3.ª idade, através da organização europeia TAFISA, entre janeiro de 2014 e junho de 2015. Com direito a financiamento, além de Portugal, ficaram outros sete países.

“Se entenderem que pode ser descentralizado, seja mais a Norte, seja mais ao Centro, seja mais ao Sul, por nós tudo também. É uma decisão que só será tomada quando nos reunirmos”.

Uma das funções da federação será apurar o número de praticantes e para dar uma pista sobre a dimensão, o responsável da confederação recordou que se juntou num campo de futebol “entre 1.100 e 1.300 praticantes só de malha”, ou seja, o jogo rei entre os tradicionais.

Outro exemplo da adesão aos jogos tradicionais encontra-se nas cartas, seja bisca, mas sobretudo na sueca: “o jogo de cartas é praticamente jogado em cafés, coletividades, em salas de convívio pelo país todo”.

“Não quer dizer que todos se vão federar, mas sabemos que existem”. Há muitos outros jogos que, do ponto de vista, da motricidade física “e também mental são importantíssimos”, comentou à Lusa.

“Para além da importância do ponto de vista do desenvolvimento comunitário, da saúde mental das populações, porque contribui para a coesão social, porque as pessoas têm que se juntar para praticar estes jogos, facilita o convívio intergeracional e inter social”, acrescentou ainda Augusto Flor.

Os jogos tradicionais são ainda sinónimo de identidade, por refletirem o meio de origem, seja agrícola, indústria ou outra. As memórias também vão ser guardadas, como o estudo já existente que mostrou que existiram 24 variáveis de malha em Lisboa.

Da capital haverá ainda o registo da laranjinha, um jogo lembrado por Augusto Flor como o “bowling de pobres, e neste caso dos lisboetas” e que era praticado junto às tabernas ou dentro desses espaços.

“A federação não vai recuperar tabernas para pôr lá a laranjinha, mas pelo menos vai fazer registo”, resumiu Augusto Flor.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …