Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha.

O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, no torneio masculino de futebol. Nesta sexta-feira os brasileiros levaram a melhor sobre o México mas só venceram nas grandes penalidades. E, enquanto se esperava pelo desempate por penáltis, algo anormal aconteceu a este nível: um sismo.

A terra costuma tremer no Japão e desta vez registou-se um sismo de 5.1 na escala de Richter, na costa leste do país asiático. O sismo fez-se sentir no Estádio de Kashima, onde se realizou esta meia-final, causou alguma preocupação nas tribunas mas não há registo de danos, nem no estádio, nem noutro local.

Em campo, brasileiros e mexicanos passaram 120 minutos sem marcarem qualquer golo. Nas grandes penalidades, nenhum brasileiro falhou, enquanto só um mexicano marcou, já que Eduardo Aguirre e Johan Vásquez desperdiçaram as suas oportunidades. Vitória final por 4-1.

Será a terceira final consecutiva para o Brasil nos Jogos Olímpicos. Em Londres 2012 ficou com a medalha de prata, no Rio 2016 foi campeão em casa. E será o quarto pódio consecutivo neste torneio: foi medalha de bronze em Pequim 2008.

Desta vez o adversário dos brasileiros na final será a Espanha. Pouco depois do Brasil-México, nova meia-final sem golos ao longo de 90 minutos, entre Espanha e a seleção anfitriã Japão.

No entanto, este jogo realizado no Estádio Saitama não chegou às grandes penalidades porque, já na segunda parte do prolongamento, um grande golo de Marco Asensio definiu o resultado final.

Este é o Verão dos prolongamentos para a Espanha, no futebol masculino: três no Europeu 2020 e dois nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Brasil e Espanha vão disputar a final mais esperada, no próximo sábado. No dia anterior, México e Japão lutarão pela medalha de bronze.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …