Todos os jogos do Mundial tiveram assistências oficiais acima da lotação máxima

Noushad Thekkayil / EPA

Adeptos durante Qatar-Equador

A organização do Mundial2022 de futebol, no Qatar, comunicou assistências para o Inglaterra-Irão, o Senegal-Países Baixos e o EUA-País de Gales acima da lotação máxima oficial dos respetivos estádios, após já o ter feito para o jogo de abertura no domingo.

A goleada por 6-2 dos ingleses aos iranianos, treinados por Carlos Queiroz, tem registada na ficha de jogo uma assistência de 45.334 pessoas, quando a lotação máxima do Estádio Internacional Khalifa, comunicada também pela organização, é de 40 mil.

O mesmo aconteceu no Estádio Al Thumama, com 41.721 pessoas registadas na ficha de jogo, disponível no site da FIFA. O Qatar considera que este recinto desportivo tem capacidade para albergar 40 mil adeptos.

Também na última partida desta segunda-feira, no duelo entre Estados Unidos e País de Gales, a organização anunciou a presença de 43.418 espectadores, quando o Estádio Ahmed bin Ali tem capacidade para apenas 40 mil.

O mesmo já tinha acontecido no jogo inaugural, em que o Equador derrotou os anfitriões por 2-0, foram comunicados 67.372 no Estádio Al Bayt, cuja capacidade máxima é de 60 mil.

O jornalista Bruno Roseiro, que está no Qatar, disse na rádio Observador que só encontra uma justificação: “Depois do jogo, vi seguranças privados e polícias cá fora, provavelmente mais de 7 mil, todos à espera. Estariam a contabilizá-los como assistentes e eles nem entraram no estádio”.

A justificação provável é que houve milhares de pessoas que viram ao vivo a cerimónia de abertura e depois foram substituídas por outros milhares, que só viram o jogo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.