Joe Biden vence primárias em mais três estados. E pode começar a cantar vitória

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e candidato à Presidência nas eleições de 2020

O candidato à nomeação democrata para as Presidenciais norte-americanas venceu as primárias desta terça-feira em três estados, frente ao senador Bernie Sanders, numa corrida à Casa Branca perturbada pela pandemia de Covid-19.

Num discurso consagrado sobretudo à pandemia, Joe Biden, 77 anos, disse que pretendia “reunir o partido” depois de “uma noite muito boa” em que ganhou em três estados: Arizona, Florida e Illinois, segundo dados parciais, que elegem 441 congressistas.

Depois, dirigiu-se diretamente aos jovens eleitores de Bernie Sanders, de 78 anos: “Ouvi-vos, sei o que está em jogo e sei o que devemos fazer!”.

“O senador Sanders e eu não concordamos sobre a tática, mas partilhamos uma visão comum” sobre a saúde, as desigualdades ou as alterações climáticas, afirmou o candidato, numa intervenção transmitida pela Internet devido ao novo coronavírus.

“Não, de todo”, respondeu de imediato no Twitter a porta-voz de Sanders, Joy Gray. O senador ainda não comentou os resultados de mais umas primárias fortemente perturbadas pelas medidas de prevenção da pandemia: comícios anulados, discursos online e votações adiadas.

Na Florida e no Illinois, Joe Biden conquistou 60% dos votos, de acordo com os resultados quase completos. Desde o final de fevereiro que o candidato moderado regista vitórias consecutivas, tendo também conquistado o Arizona, de acordo com os resultados de mais de metade das assembleias de voto.

Segundo os analistas, Joe Biden está cada vez mais perto de poder começar a cantar vitória, escreve o Jornal Económico.

Por seu lado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornou-se nesta etapa das primárias o candidato designado do partido republicano para as Presidenciais de 3 de novembro.

Marcadas pela pandemia, as primárias foram adiadas nos estados do Ohio, onde deveriam ter sido realizadas também na terça-feira, e Louisiana, Géorgia, Kentucky e Maryland já adiaram os escrutínios para maio e junho.

Os Estados Unidos contam 6300 casos confirmados de Covid-19 e 108 mortos.

O coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …