João Leão passa despercebido e perde mais poderes nas Finanças

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão.

Com a chegada de João Leão ao Governo, para substituir Mário Centeno, o ministro das Finanças tem vindo a perder poderes dentro do Executivo.

João Leão sucedeu a Mário Centeno na pasta das Finanças há cerca de três meses. Desde a sua nomeação, o ministro perdeu alguns poderes e está em risco de perder ainda mais, escreve o Expresso.

Enquanto João Leão está com o Orçamento do Estado para 2021, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, fica encarregue de gerir a ‘bazuca’ de dinheiro que virá de Bruxelas, juntamente com Pedro Siza Vieira.

Normalmente, nada acontece com fundos europeus sem o aval do ministro das Finanças, não fosse a comparticipação nacional que envolvem. No entanto, dos cerca de 58 mil milhões de euros que Portugal pode aceder, há 15,3 mil milhões a fundo perdido. São precisamente estes fundos que são prioritários para António Costa, reforça o semanário.

O dinheiro do Instrumento de Recuperação e Resiliência e do REACT-EU está quase fora do alcance de João Leão, estando a ser geridos pela pasta do Planeamento.

Para além da perda de poder na gestão dos fundos europeus, João Leão pode sofrer outro golpe. O ministro das Finanças deverá também perder a gestão de uma parte do património público. Isto porque os imóveis que tiverem a habitação como destino serão transferidos para o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), sob tutela do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Estas alterações confirmam uma mudança na dinâmica de poderes políticos do Governo. Agora, com a saída de Mário Centeno, há mais Economia e menos Finanças. Pedro Siza Vieira ascendeu a número dois de António Costa e, com isso, ganhou mais preponderância no Executivo.

A decisão de passar a Administração Pública para uma pasta própria aconteceu na mesma altura em que o primeiro-ministro soube da eventual saída de Centeno.

“Passamos a poder ter uma verdadeira gestão de recursos humanos, liberta da limitada visão financista do Ministério das Finanças”, disse Costa, na altura, em declarações ao Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O anterior beneficiou ao encontrar a casa arrumada e no caminho do progresso, mas quanto a mim este agora irá também ele enfrentar mais um revés, pois a situação não é assim tão bonita como tentam fazer crer.

RESPONDER

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …