Juiz sugere que Joana Marques Vidal foi afastada da PGR por causa de Tancos

Pedro Nunes / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

O juiz de instrução do caso Tancos, João Bártolo, insinuou, durante o interrogatório ao ex-ministro da defesa Azeredo Lopes, que Joana Marques Vidal não foi reconduzida na Procuradoria Geral da República devido a pressões da Polícia Judiciária Militar junto do Governo e de Belém.

Esta ideia é noticiada pelo jornal i e pelo Expresso que dão conta de declarações do juiz João Bártolo quase no fim do interrogatório a Azeredo Lopes.

De acordo com estas fontes, o magistrado confrontou o antigo ministro com o facto de a saída de Joana Marques Vidal da Procuradoria Geral da República (PGR) ter coincidido com “sucessivas pressões” do coronel Luís Vieira que estava, na altura, à frente da Polícia Judiciária Militar (PJM), junto da Presidência da República e do Governo para que a investigação do processo Tancos voltasse para a chancela desta força de autoridade.

“Logo por azar dos Távoras tinha de haver nesta altura a questão da recondução do mandado da senhora Procuradora, que nunca ninguém percebeu politicamente. Porque sai ela? E logo por azar até bate certo”, referiu o juiz, segundo citação do i e do Expresso.

“Num Estado de direito, o coronel Vieira consegue ter um impacto em dois órgãos de soberania no sentido de obter uma sanção de não renovação da senhora procuradora? Isso seria inconstitucional“, respondeu Azeredo Lopes, falando de uma questão “absurda” e concluindo que “não tem a ver o alho com o bugalho”.

O antigo ministro garantiu no interrogatório que o primeiro-ministro não teve conhecimento dos documentos que o coronel Luís Vieira enviou para o seu gabinete, dando conta do desagrado da PJM por ter sido afastada da investigação.

“O Presidente da República foi informado que a PJM tinha feito chegar a sua posição jurídica, quanto à competência que queria ter, tanto ao meu gabinete como à casa militar”, vincou Azeredo Lopes.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Não, não, meu caro.
      O mandato foi até ao fim, sim, e ela teria sido reconduzida no cargo porque estava a fazer um bom trabalho. Mas aconteceu o tal “azer dos Távoras” e tiveram que substituí-la por alguem da classe ‘yes-man’.

      • “Teria sido”?
        Isso é futurulogia à la bruxa Maya…
        Além da recondução do/a PGR nunca ter acontecido antes, só os “papagios” falam de uma hipotética recondução, portanto…
        Para quem gosta de “filmes”, conspirações, e de se distrair do essencial, serve…
        Por mim podia ter continuado, e também não estou a ver o que teria feito diferente relativamente à nova PGR.
        E o certo é que o totó do Azaredo é arguido!…
        .
        Já um juiz a mandar bitaites tresloucados (típicos de tasca), parece-me preocupante…

  1. O senhor juiz a meter a foice em seara alheia. A recondução da PGR é uma competência do poder político. Houve alguma ilegalidade?

    • Claro que não. o que não significa que tenha sido substituída por melhor alternativa e tão-pouco pelos melhores motivos.
      Por acaso, para quem tinha interesse, até correu bem: acabava o mandato. De outra forma teriam tido que armar-lhe uma arapuca para a desacreditarem e destituirem…. era muuuito mais complicado. E, sobretudo, dava nas vistas….

RESPONDER

Novo ano letivo marcado pelo recorde de pedidos de bolsas de estudo no superior

Número crescente de alunos e perda de rendimentos das famílias são duas das razões apontadas para os pedidos recorde. O ano letivo 2021/22 ainda agora arrancou, mas já está a bater recordes no que respeita aos …

Urgências em Lisboa estão cheias. Situação pode piorar nas próximas semanas

As urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão em situação crítica, com tempos de espera elevados. A situação de calamidade multiplica-se em vários hospitais do país, de …

Portugal já tem 86% da população totalmente vacinada contra a covid-19

A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados …

Direção do CDS desautoriza Telmo Correia e defende eleições "o mais brevemente possível"

A direção do CDS-PP não gostou de ouvir o líder parlamentar dizer que a melhor altura para realizar eleições legislativas seria no final de janeiro ou fevereiro. Depois de uma reunião com o presidente da Assembleia …

Órban e Le Pen apoiam a Polónia e criticam "imperialismo" da UE

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e a líder da União Nacional (RN, na sigla em francês), Marine Le Pen, manifestaram esta terça-feira apoio à Polónia no conflito que mantém com a UE, a qual acusam …

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …