Juiz sugere que Joana Marques Vidal foi afastada da PGR por causa de Tancos

Pedro Nunes / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

O juiz de instrução do caso Tancos, João Bártolo, insinuou, durante o interrogatório ao ex-ministro da defesa Azeredo Lopes, que Joana Marques Vidal não foi reconduzida na Procuradoria Geral da República devido a pressões da Polícia Judiciária Militar junto do Governo e de Belém.

Esta ideia é noticiada pelo jornal i e pelo Expresso que dão conta de declarações do juiz João Bártolo quase no fim do interrogatório a Azeredo Lopes.

De acordo com estas fontes, o magistrado confrontou o antigo ministro com o facto de a saída de Joana Marques Vidal da Procuradoria Geral da República (PGR) ter coincidido com “sucessivas pressões” do coronel Luís Vieira que estava, na altura, à frente da Polícia Judiciária Militar (PJM), junto da Presidência da República e do Governo para que a investigação do processo Tancos voltasse para a chancela desta força de autoridade.

“Logo por azar dos Távoras tinha de haver nesta altura a questão da recondução do mandado da senhora Procuradora, que nunca ninguém percebeu politicamente. Porque sai ela? E logo por azar até bate certo”, referiu o juiz, segundo citação do i e do Expresso.

“Num Estado de direito, o coronel Vieira consegue ter um impacto em dois órgãos de soberania no sentido de obter uma sanção de não renovação da senhora procuradora? Isso seria inconstitucional“, respondeu Azeredo Lopes, falando de uma questão “absurda” e concluindo que “não tem a ver o alho com o bugalho”.

O antigo ministro garantiu no interrogatório que o primeiro-ministro não teve conhecimento dos documentos que o coronel Luís Vieira enviou para o seu gabinete, dando conta do desagrado da PJM por ter sido afastada da investigação.

“O Presidente da República foi informado que a PJM tinha feito chegar a sua posição jurídica, quanto à competência que queria ter, tanto ao meu gabinete como à casa militar”, vincou Azeredo Lopes.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Não, não, meu caro.
      O mandato foi até ao fim, sim, e ela teria sido reconduzida no cargo porque estava a fazer um bom trabalho. Mas aconteceu o tal “azer dos Távoras” e tiveram que substituí-la por alguem da classe ‘yes-man’.

      • “Teria sido”?
        Isso é futurulogia à la bruxa Maya…
        Além da recondução do/a PGR nunca ter acontecido antes, só os “papagios” falam de uma hipotética recondução, portanto…
        Para quem gosta de “filmes”, conspirações, e de se distrair do essencial, serve…
        Por mim podia ter continuado, e também não estou a ver o que teria feito diferente relativamente à nova PGR.
        E o certo é que o totó do Azaredo é arguido!…
        .
        Já um juiz a mandar bitaites tresloucados (típicos de tasca), parece-me preocupante…

        • Não vale a pena discutir com a anta do “Eu!”.
          Este “Eu!” é um qualquer assalariado do PS para andar a escrever alarvidades pela internet. O que este ser ignóbil escreve por aqui deve ser totalmente ignorado
          Sob uma capa da imparcialidade (somo se alguém acreditasse) tudo aquilo que escreve é apenas para defender os crimes cometidos por esta quadrilha que governa este, cada vez mais, ignorante povo.

            • É quase isso, mas eu nunca trabalhei nos ENVC – só fui lá algumas vezes fazer manutenção de equipamentos.

          • Pois… “não vale a pena” e, no entanto, aqui estás tu, mais uma vez, a mostrar toda a tua boçalidade e os teus delírios – quando a conversa nem sequer era contigo e ninguém te perguntou nada!!

  1. O senhor juiz a meter a foice em seara alheia. A recondução da PGR é uma competência do poder político. Houve alguma ilegalidade?

    • Claro que não. o que não significa que tenha sido substituída por melhor alternativa e tão-pouco pelos melhores motivos.
      Por acaso, para quem tinha interesse, até correu bem: acabava o mandato. De outra forma teriam tido que armar-lhe uma arapuca para a desacreditarem e destituirem…. era muuuito mais complicado. E, sobretudo, dava nas vistas….

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …