Juiz sugere que Joana Marques Vidal foi afastada da PGR por causa de Tancos

Pedro Nunes / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

O juiz de instrução do caso Tancos, João Bártolo, insinuou, durante o interrogatório ao ex-ministro da defesa Azeredo Lopes, que Joana Marques Vidal não foi reconduzida na Procuradoria Geral da República devido a pressões da Polícia Judiciária Militar junto do Governo e de Belém.

Esta ideia é noticiada pelo jornal i e pelo Expresso que dão conta de declarações do juiz João Bártolo quase no fim do interrogatório a Azeredo Lopes.

De acordo com estas fontes, o magistrado confrontou o antigo ministro com o facto de a saída de Joana Marques Vidal da Procuradoria Geral da República (PGR) ter coincidido com “sucessivas pressões” do coronel Luís Vieira que estava, na altura, à frente da Polícia Judiciária Militar (PJM), junto da Presidência da República e do Governo para que a investigação do processo Tancos voltasse para a chancela desta força de autoridade.

“Logo por azar dos Távoras tinha de haver nesta altura a questão da recondução do mandado da senhora Procuradora, que nunca ninguém percebeu politicamente. Porque sai ela? E logo por azar até bate certo”, referiu o juiz, segundo citação do i e do Expresso.

“Num Estado de direito, o coronel Vieira consegue ter um impacto em dois órgãos de soberania no sentido de obter uma sanção de não renovação da senhora procuradora? Isso seria inconstitucional“, respondeu Azeredo Lopes, falando de uma questão “absurda” e concluindo que “não tem a ver o alho com o bugalho”.

O antigo ministro garantiu no interrogatório que o primeiro-ministro não teve conhecimento dos documentos que o coronel Luís Vieira enviou para o seu gabinete, dando conta do desagrado da PJM por ter sido afastada da investigação.

“O Presidente da República foi informado que a PJM tinha feito chegar a sua posição jurídica, quanto à competência que queria ter, tanto ao meu gabinete como à casa militar”, vincou Azeredo Lopes.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Não, não, meu caro.
      O mandato foi até ao fim, sim, e ela teria sido reconduzida no cargo porque estava a fazer um bom trabalho. Mas aconteceu o tal “azer dos Távoras” e tiveram que substituí-la por alguem da classe ‘yes-man’.

      • “Teria sido”?
        Isso é futurulogia à la bruxa Maya…
        Além da recondução do/a PGR nunca ter acontecido antes, só os “papagios” falam de uma hipotética recondução, portanto…
        Para quem gosta de “filmes”, conspirações, e de se distrair do essencial, serve…
        Por mim podia ter continuado, e também não estou a ver o que teria feito diferente relativamente à nova PGR.
        E o certo é que o totó do Azaredo é arguido!…
        .
        Já um juiz a mandar bitaites tresloucados (típicos de tasca), parece-me preocupante…

        • Não vale a pena discutir com a anta do “Eu!”.
          Este “Eu!” é um qualquer assalariado do PS para andar a escrever alarvidades pela internet. O que este ser ignóbil escreve por aqui deve ser totalmente ignorado
          Sob uma capa da imparcialidade (somo se alguém acreditasse) tudo aquilo que escreve é apenas para defender os crimes cometidos por esta quadrilha que governa este, cada vez mais, ignorante povo.

            • É quase isso, mas eu nunca trabalhei nos ENVC – só fui lá algumas vezes fazer manutenção de equipamentos.

          • Pois… “não vale a pena” e, no entanto, aqui estás tu, mais uma vez, a mostrar toda a tua boçalidade e os teus delírios – quando a conversa nem sequer era contigo e ninguém te perguntou nada!!

  1. O senhor juiz a meter a foice em seara alheia. A recondução da PGR é uma competência do poder político. Houve alguma ilegalidade?

    • Claro que não. o que não significa que tenha sido substituída por melhor alternativa e tão-pouco pelos melhores motivos.
      Por acaso, para quem tinha interesse, até correu bem: acabava o mandato. De outra forma teriam tido que armar-lhe uma arapuca para a desacreditarem e destituirem…. era muuuito mais complicado. E, sobretudo, dava nas vistas….

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …