Hong Kong. Empresário Jimmy Lai foi preso quando já estava na cadeia

d.r. Felix Wong / SCMP

Lai Chee-Ying, o tycoon dos media mais conhecido como Jimmy Lai

O magnata dos media de Hong Kong, conhecido pelas suas posições pró-democracia, foi detido, esta quarta-feira, quando já se encontrava na prisão.

De acordo com a agência Reuters, as últimas acusações contra Jimmy Lai dizem respeito aos 12 fugitivos do movimento pró-democracia de Hong Kong que tentaram fugir de barco para Taiwan, em agosto do ano passado, mas que acabaram por ser apanhados.

O magnata dos media está a ser acusado de ter ajudado uma dessas pessoas, informou o seu tabloide Apple Daily, acrescentando que, apesar de Lai já estar na prisão, onde aguardava uma audiência agendada para esta quinta-feira, foi detido uma vez mais.

O tycoon dos media foi preso sob a acusação de violação da controversa lei de segurança nacional, que foi implementada por Pequim no ano passado, quando já estava detido após as acusações, em dezembro, de conluio com forças estrangeiras.

Os fugitivos, que estavam detidos na China continental, enfrentam possíveis acusações em Hong Kong por causa dos protestos contra o Governo em 2019. Andy Li, que os jornais identificaram como a pessoa que Lai tentou ajudar, está a ser investigado também por suspeitas de crimes contra a segurança nacional.

Dez dos detidos foram condenados por cruzar ilegalmente a fronteira ou por organizar a travessia, tendo recebido sentenças que variam de sete meses a três anos de prisão. Os outros dois são menores de idade e, por isso, foram levados de volta para Hong Kong.

Jimmy Lai, de 72 anos, é o proprietário de duas publicações pró-democracia frequentemente críticas de Pequim e de Hong Kong, o diário Apple Daily e o Next Magazine. Visto por numerosos habitantes de Hong Kong como um herói, é chamado pelos meios de comunicação oficiais chineses de “traidor”.

A lei da segurança nacional imposta pela China pune atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras com penas que podem ir até à prisão perpétua.

O diploma foi denunciado pelos Estados Unidos, União Europeia e organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos, por considerarem que põe em causa a autonomia do território e ameaça as liberdades fundamentais, ao abrigo do princípio “um país, dois sistemas”.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …