Hong Kong. Empresário Jimmy Lai foi preso quando já estava na cadeia

d.r. Felix Wong / SCMP

Lai Chee-Ying, o tycoon dos media mais conhecido como Jimmy Lai

O magnata dos media de Hong Kong, conhecido pelas suas posições pró-democracia, foi detido, esta quarta-feira, quando já se encontrava na prisão.

De acordo com a agência Reuters, as últimas acusações contra Jimmy Lai dizem respeito aos 12 fugitivos do movimento pró-democracia de Hong Kong que tentaram fugir de barco para Taiwan, em agosto do ano passado, mas que acabaram por ser apanhados.

O magnata dos media está a ser acusado de ter ajudado uma dessas pessoas, informou o seu tabloide Apple Daily, acrescentando que, apesar de Lai já estar na prisão, onde aguardava uma audiência agendada para esta quinta-feira, foi detido uma vez mais.

O tycoon dos media foi preso sob a acusação de violação da controversa lei de segurança nacional, que foi implementada por Pequim no ano passado, quando já estava detido após as acusações, em dezembro, de conluio com forças estrangeiras.

Os fugitivos, que estavam detidos na China continental, enfrentam possíveis acusações em Hong Kong por causa dos protestos contra o Governo em 2019. Andy Li, que os jornais identificaram como a pessoa que Lai tentou ajudar, está a ser investigado também por suspeitas de crimes contra a segurança nacional.

Dez dos detidos foram condenados por cruzar ilegalmente a fronteira ou por organizar a travessia, tendo recebido sentenças que variam de sete meses a três anos de prisão. Os outros dois são menores de idade e, por isso, foram levados de volta para Hong Kong.

Jimmy Lai, de 72 anos, é o proprietário de duas publicações pró-democracia frequentemente críticas de Pequim e de Hong Kong, o diário Apple Daily e o Next Magazine. Visto por numerosos habitantes de Hong Kong como um herói, é chamado pelos meios de comunicação oficiais chineses de “traidor”.

A lei da segurança nacional imposta pela China pune atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras com penas que podem ir até à prisão perpétua.

O diploma foi denunciado pelos Estados Unidos, União Europeia e organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos, por considerarem que põe em causa a autonomia do território e ameaça as liberdades fundamentais, ao abrigo do princípio “um país, dois sistemas”.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …