“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória.

“Disse que Jesus já estava pensado em março/abril? Não, não, disse: ‘Se houvesse uma alteração no Benfica tu serás o próximo treinador do Benfica, assim o queiras”, começou a  dizer o presidente das águias em entrevista ao desportivo A Bola.

“Sei a conversa que tive com Jesus. Disse ao Jorge: ‘Se nós fizermos alguma alteração, serás o nosso treinador’. Aliás, deixe-me dizer, quando chamo Bruno Lage, quando ele entra, se o Jorge tem dito que sim, na altura, não seria o Bruno Lage“.

“Agora, quando o Bruno Lage entra já não era capaz de tirá-lo de lá. Isso acabou. O Bruno era para fazer um jogo, depois o Jorge disse que não. Era o Jorge que estava pensado, vamos ser claros nisto”, disse Luís Filipe Vieira.

Questionado sobre o facto de ter dito que Jorge Jesus, que deixou o Benfica em 2015 para rumar ao Sporting, não voltaria à Luz, Vieira afirmou: “É o contexto. Quando falei o contexto era um, hoje é outro. A vinda do Jesus foi muito, muito pormenorizada e bem pensada. Não foi pensado há dias. Ele sabe melhor do que eu que não foi há dias“.

Na mesma entrevista Luís Filipe Vieira foi questionado sobre a saída de Tiago Dantas, jogador da formação, para o Bayern Munique, mas continuou sem revelar se o clube alemão ficou com opção de compra no contrato de empréstimo.

Acho que os benfiquistas não estão nada preocupados [com a situação de Tiago Dantas]. Um jogador que era suplente na equipa B, ele próprio disse que não era opção do treinador. O que é que quer fazer a um jogador que tem 15 anos de Benfica?”.

“No Benfica, saiu o Tiago mas está lá outro na calha, o Paulo Bernardo. Aquilo é uma fábrica que está lá e vai funcionando. Se nos agarrarmos a isso… (…) Hoje, é importantíssimo para o futebol português oito, dez 15 milhões em alguns jovens da formação. Há jogadores que são titulares de equipas e que estão a sair por sete, oito, dez, 12 milhões de euros e está agora a falar-me do Tiago ou de outro qualquer. Se vendesse por 15 milhões diziam: ‘Porque é que venderam?’ E os outros que estão a chegar?”.

Sobre o mesmo assunto, e sem responder se a equipa alemã ficou ou não com clásula de compra, recordou Florentino, que saiu para o AS Monaco “sem opção de compra” porque é “uma aposta a sério do Benfica”.

A entrevista de Luís Filipe Vieira surge a poucos dias das eleições para os órgãos sociais do clube, que tiveram de ser adiadas para 28 de outubro devido à proibição de circulação entre concelhos entre 30 de outubro – a data inicialmente marcada – e 3 de novembro.

Concorrem às eleições do Benfica Luís Filipe Vieira (lista A), João Noronha Lopes (lista B), Luís Miguel David (lista C), em substituição de Bruno Costa Carvalho, e Rui Gomes da Silva (lista D), que foi vice-presidente do Benfica entre 2009 e 2016.

Vieira sucedeu a Manuel Vilarinho em 2003, frente a Jaime Antunes e Guerra Madaleno, foi reeleito em 2006, sem oposição, 2009, perante Bruno Costa Carvalho, 2012, diante Rui Rangel, e em 2016, novamente como único candidato.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …