Jerusalém no limite após confrontos entre israelitas e palestinianos

Lawrence OP / Flickr

Porta de Damasco, em Jerusalém

As autoridades israelitas detiveram mais de 50 pessoas, enquanto médicos palestinianos informaram que mais de 100 ficaram feridas após violentos confrontos na cidade de Jerusalém.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Independent, a violência iniciou numa das entradas de Jerusalém na noite de quinta-feira, quando um grupo de ultranacionalistas israelitas – Lehava -, saiu às ruas gritando “morte aos árabes”, enquanto a polícia a cavalo tentava separá-lo de jovens palestinianos que protestavam com foguetes.

As tensões aumentaram desde o início do Ramadão, a 13 de abril, com os palestinianos a relatar que a polícia tentou impedi-los de realizar os seus encontros noturnos habituais do lado de fora da Porta de Damasco, um marco histórico no lado norte da cidade.

Também no centro de Jerusalém a semana foi de ataques violentos contra árabes israelitas e palestinianos, após a divulgação nas redes sociais de vídeos que mostravam palestinianos a atacar judeus ultraortodoxos na zona do Portão de Damasco.

Centenas de agentes israelitas isolaram o bairro de Sheikh Jarrah, no leste de Jerusalém, para evitar que os lados rivais se encontrassem. Espalharam ainda gás lacrimogéneo ao longo dos muros da Cidade Velha, para dispersar a multidão e deter os manifestantes.

A polícia israelita informou que deteve mais de 50 pessoas durante a noite, sem fazer distinção entre israelitas e palestinianos. Enquanto isso, 100 palestinianos ficaram feridos em confrontos com as forças de segurança. Cerca de 21 foram levados ao hospital.

A polícia israelita defendeu a decisão de impedir o acesso à zona da Porta de Damasco durante o Ramadão como parte do esforço para garantir que os fiéis muçulmanos tenham acesso seguro ao principal local de orações islâmicas na Cidade Velha.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Açores querem alcançar em 2024 certificação de ouro como destino turístico sustentável

Autoridades pretendem fazer uma gestão do crescimento do turismo na ilha, de forma a evitar excessos que sejam prejudiciais para o ambiente. Os Açores querem "elevar os padrões de sustentabilidade" e alcançar, em 2024, a certificação …

Marine Le Pen e Anne Hidalgo lançam-se nas presidenciais francesas de 2022

Anne Hidalgo e Marine Le Pen anunciaram as suas respetivas candidaturas à presidência de França nas eleições do próximo ano. A campanha presidencial em França registou esta segunda-feira uma aceleração com a candidatura da responsável socialista …

Messi não saiu por motivos económicos: "O presidente da Liga tem uma obsessão pelo Barcelona"

  O melhor de sempre, segundo o presidente da Liga, poderia ter continuado em Barcelona, se a direção catalã quisesse. Presidente do clube já reagiu. Como se esperava, a saída de Lionel Messi do Barcelona continua a …

Task force não quer reabrir centro de vacinação do Queimódromo no Porto

A task force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal adiantou hoje que não se justifica a reabertura do centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, face ao “baixo ritmo” de …

Na Hungria, Papa Francisco alerta para o anti-semitismo "à espreita" na Europa

Discrepância entre o tempo de estadia do Papa na Hungria (sete horas) e na Eslováquia (três dias) está a ser vista como um sinal que o responsável da igreja Católica quer enviar às autoridades húngaras. Numa …

Suspeito de violação viveu cinco anos como falso refugiado (e chegou a receber apoios do Estado)

O homem, natural de Marrocos, terá usado identidade para pedir proteção em Portugal. O Ministério Público (MP) acusa-o agora de violação. O cidadão marroquino está a ser acusado pelo Ministério Público de ter violado uma sem-abrigo, …

Polícia italiana desmantela poderoso clã mafioso do sul de Itália (e evita homicídio)

A polícia italiana desmantelou um poderoso clã da máfia na Sicília, no sul de Itália, após a prisão de oito dos seus membros, e evitou ainda um homicídio planeado pelo grupo, informaram esta segunda-feira as …

A mentira de Mourinho e os dois milagres de Patrício

José Mourinho venceu no seu milésimo jogo enquanto treinador de futebol. O encontro com o Sassuolo foi especial, ao contrário do que o próprio Mourinho tinha dito.  Passaram 21 anos e 999 jogos desde a sua …

Cantinas escolares começam a ser fiscalizadas. Maioria deixa de servir refeições em take away

As cantinas das escolas começam hoje a ser alvo de ações de fiscalização para garantir a qualidade das refeições fornecidas aos alunos, revelou o ministro da Educação, anunciando um novo plano de controlo de qualidade. “A …

Portugal tem quatro mestrados em gestão entre os melhores do mundo — e há uma surpresa

Portugal tem quatro mestrados de gestão entre os 100 melhores do mundo, indica o ranking do Financial Times de 2021 divulgado hoje. À Nova SBE, Católica-Lisbon e ISCTE Business School, que regressa este ano ao ranking, …