/

Jean-Marie Le Pen “suspenso” da Frente Nacional

staffpresi_esj / Flickr

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie le Pen

O líder histórico da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen, foi hoje “suspenso” da Frente Nacional (FN), anunciou em comunicado o partido agora dirigido pela sua filha Marine Le Pen.

O comunicado acrescente que o partido vai convocar uma assembleia partidária “nos próximos três meses” para decidir se lhe será retirado o seu atual estatuto de presidente honorário do partido.

O afastamento do co-fundador da FN foi decidido durante uma reunião do comité executivo do movimento, convocado para sancionar polémicas declarações feitas por Jean-Marie Le Pen em abril sobre o holocausto e a imigração.

O líder histórico da extrema-direita francesa, de 86 anos, tinha recusado comparecer  perante a mais alta instância do partido que deveria pronunciar-se sobre eventuais sanções dirigidas ao velho tribuno da direita radical.

“O presidente-fundador da FN considera que é contrário à sua dignidade”, considerou hoje frente à sede do partido em Nanterre (zona oeste de Paris), numa referência à decisão da direção da FN.

Jean-Marie Le Pen está em conflito aberto com a sua filha Marine Le Pen, que voltou a desafiar em 2 de abril ao retomar as declarações sobre as câmaras de gás, um “detalhe” da História na sua perspetiva.

Alguns dias mais tarde, criticou a democracia e insistiu na necessidade de “salvar a Europa boreal e o mundo branco”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.