/

Detetados jatos quentes “impossíveis” num buraco negro do Enxame de Fénix

Usando o Australia Telescope Compact Array (ATCA), uma equipa de astrónomos detetou jatos de plasma vindos de um buraco negro supermassivo na galáxia central do aglomerado de Fénix.

Uma equipa de astrónomos detetou jatos de gás quente lançados por um buraco negro na galáxia no coração do Aglomerado de Galáxias de Fénix, localizado a 5,9 mil milhões de anos-luz de distância, na constelação de Fénix.

As galáxias não estão distribuídas aleatoriamente no Espaço. Através da atração gravitacional mútua, as galáxias reúnem-se para formar coleções conhecidas como aglomerados. O espaço entre as galáxias não está totalmente vazio. Há um gás muito diluído em todo o aglomerado que pode ser detetado por observações de raios-X.

Se esse gás arrefecesse, condensar-se-ia sob a sua própria gravidade para formar estrelas no centro do aglomerado. No entanto, o gás arrefecido e as estrelas não são geralmente observados nos corações dos aglomerados próximos, indicando que algum mecanismo deve estar a aquecer o gás e a evitar a formação de estrelas.

Um candidato potencial para a fonte de calor são os jatos de gás em alta velocidade acelerados por um buraco negro supermassivo na galáxia central.

O Aglomerado de Galáxias de Fénix é incomum porque mostra sinais de gás arrefecido denso e formação de estrelas massivas ao redor da galáxia central, o que levanta a questão: “a galáxia central também tem jatos de buracos negros?”

Uma equipe liderada por Takaya Akahori no Observatório Astronómico Nacional do Japão usou o Australia Telescope Compact Array (ATCA) para procurar jatos de buraco negro no Aglomerado de Galáxias de Fénix com a maior resolução até hoje. Os investigadores detetaram estruturas correspondentes que se estendem de lados opostos da galáxia central.

Os dados mostram que as estruturas correspondem a cavidades de gás menos denso, indicando que são um par de jatos bipolares emitidos por um buraco negro na galáxia.

Assim, a equipa descobriu o primeiro exemplo em que o arrefecimento de gás e jatos de buraco negro coexistem no Universo distante.

Este é um resultado importante para a compreensão da coevolução de galáxias, gás e buracos negros em aglomerados de galáxias.

Este estudo foi publicado em agosto a revista científica Astronomical Society of Japan.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.