Jarro de 4 mil anos com sapos decapitados encontrado num túmulo em Jerusalém

Israel Antiquities Authority

Jarro de 4 mil anos com sapos decapitados encontrado num túmulo em Jerusalém

É uma descoberta rara e surpreendente. Um jarro com 4 mil anos contendo os vestígios de sapos decapitados foi encontrado numa sepultura em Jerusalém por arqueólogos israelitas.

O estranho achado foi descoberto num túmulo que estava selado há milhares de anos e que datará do início da Idade do Bronze Média, ou seja, de há cerca de 4 mil anos, conforme reporta o site Live Science.

Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram um jarro de barro, no interior da sepultura, com os vestígios de nove sapos sem cabeças, conforme anuncia a entidade num comunicado no seu site.

Acredita-se que os sapos terão sido decapitados antes de serem enterrados com o morto do túmulo, num ritual de oferenda. O gesto de lhes arrancar as cabeças indicia que terão sido preparados para servirem de “comida” ao defunto na vida depois da morte.

“É impossível determinar que papel desempenharam os sapos, mas são claramente parte dos rituais funerários”, aponta uma das directoras da escavação, Shua Kisilevitz, em declarações divulgadas pela IAA.

“As ofertas de comida são um elemento básico dos costumes funerários durante este período, e existe a possibilidade de que os sapos tenham sido realmente colocados no jarro para esse efeito”, acrescenta a arqueóloga.

Kisilevitz também lembra que os sapos eram vistos na altura da Idade do Bronze, na zona do Egipto, como símbolos de regeneração.

A arqueóloga nota, ainda, que outro túmulo da Idade do Bronze encontrado no norte de Israel incluía um recipiente cerâmico com sapos decapitados.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É bom ver notícias escritas com ortografia correcta … !
    A descoberta é surpreendente.
    Seria interessante conhecer outro dados do túmulo tais como dimensões, profundidade e demais objectos (eventualmente) achados.

RESPONDER

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …