Jarro de 4 mil anos com sapos decapitados encontrado num túmulo em Jerusalém

Israel Antiquities Authority

Jarro de 4 mil anos com sapos decapitados encontrado num túmulo em Jerusalém

É uma descoberta rara e surpreendente. Um jarro com 4 mil anos contendo os vestígios de sapos decapitados foi encontrado numa sepultura em Jerusalém por arqueólogos israelitas.

O estranho achado foi descoberto num túmulo que estava selado há milhares de anos e que datará do início da Idade do Bronze Média, ou seja, de há cerca de 4 mil anos, conforme reporta o site Live Science.

Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram um jarro de barro, no interior da sepultura, com os vestígios de nove sapos sem cabeças, conforme anuncia a entidade num comunicado no seu site.

Acredita-se que os sapos terão sido decapitados antes de serem enterrados com o morto do túmulo, num ritual de oferenda. O gesto de lhes arrancar as cabeças indicia que terão sido preparados para servirem de “comida” ao defunto na vida depois da morte.

“É impossível determinar que papel desempenharam os sapos, mas são claramente parte dos rituais funerários”, aponta uma das directoras da escavação, Shua Kisilevitz, em declarações divulgadas pela IAA.

“As ofertas de comida são um elemento básico dos costumes funerários durante este período, e existe a possibilidade de que os sapos tenham sido realmente colocados no jarro para esse efeito”, acrescenta a arqueóloga.

Kisilevitz também lembra que os sapos eram vistos na altura da Idade do Bronze, na zona do Egipto, como símbolos de regeneração.

A arqueóloga nota, ainda, que outro túmulo da Idade do Bronze encontrado no norte de Israel incluía um recipiente cerâmico com sapos decapitados.

Susana Valente SV, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É bom ver notícias escritas com ortografia correcta … !
    A descoberta é surpreendente.
    Seria interessante conhecer outro dados do túmulo tais como dimensões, profundidade e demais objectos (eventualmente) achados.

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …