Jarro de 4 mil anos com sapos decapitados encontrado num túmulo em Jerusalém

Israel Antiquities Authority

Jarro de 4 mil anos com sapos decapitados encontrado num túmulo em Jerusalém

É uma descoberta rara e surpreendente. Um jarro com 4 mil anos contendo os vestígios de sapos decapitados foi encontrado numa sepultura em Jerusalém por arqueólogos israelitas.

O estranho achado foi descoberto num túmulo que estava selado há milhares de anos e que datará do início da Idade do Bronze Média, ou seja, de há cerca de 4 mil anos, conforme reporta o site Live Science.

Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram um jarro de barro, no interior da sepultura, com os vestígios de nove sapos sem cabeças, conforme anuncia a entidade num comunicado no seu site.

Acredita-se que os sapos terão sido decapitados antes de serem enterrados com o morto do túmulo, num ritual de oferenda. O gesto de lhes arrancar as cabeças indicia que terão sido preparados para servirem de “comida” ao defunto na vida depois da morte.

“É impossível determinar que papel desempenharam os sapos, mas são claramente parte dos rituais funerários”, aponta uma das directoras da escavação, Shua Kisilevitz, em declarações divulgadas pela IAA.

“As ofertas de comida são um elemento básico dos costumes funerários durante este período, e existe a possibilidade de que os sapos tenham sido realmente colocados no jarro para esse efeito”, acrescenta a arqueóloga.

Kisilevitz também lembra que os sapos eram vistos na altura da Idade do Bronze, na zona do Egipto, como símbolos de regeneração.

A arqueóloga nota, ainda, que outro túmulo da Idade do Bronze encontrado no norte de Israel incluía um recipiente cerâmico com sapos decapitados.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É bom ver notícias escritas com ortografia correcta … !
    A descoberta é surpreendente.
    Seria interessante conhecer outro dados do túmulo tais como dimensões, profundidade e demais objectos (eventualmente) achados.

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …