/

Há uma revolução a acontecer nos telhados das cidades europeias

Christopher Porter / EPA

A Rede Europeia de Telhados Criativos quer dar uma nova vida a estes espaços que são geralmente pouco aproveitados nas cidades. Desde jardins a observatórios de estrelas, já vários projectos estão no terreno.

As imagens aéreas das cidades europeias estão a começar a pintar-se de verde. Em vários países, há iniciativas de artistas e arquitectos que querem revolucionar os telhados dos prédios e transformá-los em locais úteis para as comunidades, desde parques a galerias de arte e até quintas solares.

A Rede Europeia de Telhados Criativos liga várias organizações em cidades como Barcelona ou Antuérpia que têm grandes ambições para aproveitar estes espaços que não são usados nos telhados, escreve o Good News Network. Outras cidades como Belfast, Nicósia, Gotemburgo, Chemnitz e também uma em Portugal, em Faro.

Roterdão, nos Países Baixos, tem 150 milhões de metros quadrados de espaço nos telhados e o programa municipal Telhados Multifuncionais está a encorajar os donos dos edifícios a aproveitarem o espaço para criar jardins.

A iniciativa vai até criar um festival para educar as pessoas sobre os vários usos potenciais dos telhados. Em 2008, Roterdão fez história ao tornar-se a primeira cidade a oferecer subsídios a donos de prédios que quisessem construir telhados verdes.

Em Barcelona, um grupo chamado Coincidências está a criar uma rude de exposições culturais e até recintos para concertos nos telhados.

Nicósia, a capital do Chipre, também está a transformar os seus telhados citadinos em atrações. O topo do Centro de Aprendizagem Stelios Ioannou é um telhado relvado que permite uma visão de 360 graus de toda a cidade e no centro existe uma colina artificial que permite aos turistas ver a biblioteca em baixo.

Já o 1010 Hall é um espaço cultural com um foco especial na observação de estrelas, já que o telhado tem um grande telescópio.

Este tipo de projectos não é só uma forma de embelezar as cidades e de lhes dar mais cor, mas é tambémum aliado na adaptação às temperaturas mais elevadas que já se fazem sentir com as alterações climáticas.

Os telhados normais e de cimento contribuem para o fenómeno das “ilhas de calor” urbanas e a colocação de objetos nestes locais ajuda à absorção do calor e reduz a  fatura energética dos edifícios que tenham de usar ar condicionado.

A Rede Europeia de Telhados Criativos disponibiliza mais informações sobre todos os seus projetos no site Rooftopedia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.