Japoneses inventam bateria que funciona com água

A empresa japonesa Furukawa Battery anunciou a criação de uma bateria eléctrica que funciona a água. O Japão está agora melhor preparado para as suas catástrofes naturais.

O novo aparelho, chamado Mg Box, será capaz de carregar smartphones, portáteis e computadores de pequenas dimensões.

Furukawa Battery anunciou que a bateria deverá estar à venda em meados de dezembro, a um preço de venda ao público que rondará os 10 mil ienes, cerca de 72 euros.

Segundo a NewsOnJapan, após o anúncio as acções da empresa quase duplicaram em apenas quatro dias, de  740 ienes para 1.149 no passado dia 12.

O revolucionário aparelho utiliza dois litros de água doce, água salgada, ou até água suja se for preciso, sendo capaz de gerar energia eléctrica durante 5 dias – o suficiente para 30 carregamentos de um telemóvel ou tablet normal.

Os cientistas da Furukawa basearam a sua invenção no princípio da interacção de magnésio (Mg) com água e oxigénio, uma reacção exotérmica que liberta energia que é acumulada na bateria.

A Mg Box poderá ser particularmente útil em situações de calamidade natural que afectem o abastecimento de energia eléctrica à população de uma região.

A invenção foi naturalmente muito bem recebida pelos japoneses, frequentemente visitados por sismos, tsunamis e monstros godzilianos que provocam apagões e destroem tudo à sua passagem.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. …frequentemente visitados por sismos, tsunamis e monstros godzilianos que provocam apagões e destroem tudo à sua passagem.
    Monstros godzilianos!!!! Pensava que se tratava de uma notícia séria!

    • Caro João,
      A notícia é seriíssima. Permita-nos por favor que a encerremos com uma linha de humor, numa alusão a um aspecto tão característico da cultura japonesa.

  2. Não, a noticia não é séria.
    A bateria não funciona a água!
    A bateria funciona a energia química armazenada no magnésio.
    A água apenas liberta essa energia e a bateria permite a sua utilização como energia elétrica.

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …