A empresa japonesa Furukawa Battery anunciou a criação de uma bateria eléctrica que funciona a água. O Japão está agora melhor preparado para as suas catástrofes naturais.
O novo aparelho, chamado Mg Box, será capaz de carregar smartphones, portáteis e computadores de pequenas dimensões.
A Furukawa Battery anunciou que a bateria deverá estar à venda em meados de dezembro, a um preço de venda ao público que rondará os 10 mil ienes, cerca de 72 euros.
Segundo a NewsOnJapan, após o anúncio as acções da empresa quase duplicaram em apenas quatro dias, de 740 ienes para 1.149 no passado dia 12.
O revolucionário aparelho utiliza dois litros de água doce, água salgada, ou até água suja se for preciso, sendo capaz de gerar energia eléctrica durante 5 dias – o suficiente para 30 carregamentos de um telemóvel ou tablet normal.
Os cientistas da Furukawa basearam a sua invenção no princípio da interacção de magnésio (Mg) com água e oxigénio, uma reacção exotérmica que liberta energia que é acumulada na bateria.
A Mg Box poderá ser particularmente útil em situações de calamidade natural que afectem o abastecimento de energia eléctrica à população de uma região.
A invenção foi naturalmente muito bem recebida pelos japoneses, frequentemente visitados por sismos, tsunamis e monstros godzilianos que provocam apagões e destroem tudo à sua passagem.
AJB, ZAP
Esses japoneses são Bons de tecnologia.
…frequentemente visitados por sismos, tsunamis e monstros godzilianos que provocam apagões e destroem tudo à sua passagem.
Monstros godzilianos!!!! Pensava que se tratava de uma notícia séria!
Caro João,
A notícia é seriíssima. Permita-nos por favor que a encerremos com uma linha de humor, numa alusão a um aspecto tão característico da cultura japonesa.
Não, a noticia não é séria.
A bateria não funciona a água!
A bateria funciona a energia química armazenada no magnésio.
A água apenas liberta essa energia e a bateria permite a sua utilização como energia elétrica.