Japonês inventa sacos de plástico “comestíveis” (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade.

Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, em declarações à CNN, que ouviu no ano passado que os veados, que vagueiam pelo parque da cidade, estavam a morrer após ingerir sacos de plástico.

“Eu quis fazer algo para proteger o veado, que é o símbolo de Nara”, disse Matsukawa.

A cidade abriga cerca de 1.000 veados sagrados, que são oficialmente designados como tesouro natural nacional, e muitos turistas alimentam-nos.

No entanto, em julho de 2019, um grupo de bem-estar local disse que nove veados foram encontrados mortos com sacos de plástico nos seus estômagos e pediu aos visitantes que não atirassem esses sacos para o chão do parque.

Matsukawa quis encontrar uma solução diferente para o problema e associou-se a um fabricante de papel local e uma empresa de design para trabalhar no projeto.

Entre eles, desenvolveram o “Shikagami” – ou papel para veados – feito de farelo de arroz e caixas de leite. “Aprendemos que o farelo de arroz é principalmente desperdiçado no processo de polimento do arroz”, disse Matsukawa. “Portanto, este documento também ajuda a reduzir esse desperdício.”

Matsukawa testou os sacos e diz que são seguros para consumo humano.

“Não temos os dados para comprovar que este papel não é prejudicial para os veados, mas acredito que seja seguro para eles e também para os seres humanos”, disse.

Os sacos já foram testadas em bancos locais e no templo Todaiji, a principal atração turística de Nara. O templo e os bancos compraram entre quatro mil e cinco mil sacos por 100 ienes (cerca de 81 cêntimos) como parte do projeto piloto.

O preço pode cair ainda mais se mais empresas se inscreverem para usar ps sacos, disse Matsukawa, que sonha em substituir os sacos de plástico na cidade para evitar que mais veados morram após comê-las.

“A notícia da morte de veados com sacos de plástico cria uma imagem negativa, como se o parque fosse um cemitério de veados”, disse. “Os sacos de papel podem proteger os veados, assim como a imagem de marca de Nara”.

A apenas 45 minutos de comboio de Quioto, Nara é um destino popular para os visitantes do Japão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …