Japonês inventa sacos de plástico “comestíveis” (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade.

Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, em declarações à CNN, que ouviu no ano passado que os veados, que vagueiam pelo parque da cidade, estavam a morrer após ingerir sacos de plástico.

“Eu quis fazer algo para proteger o veado, que é o símbolo de Nara”, disse Matsukawa.

A cidade abriga cerca de 1.000 veados sagrados, que são oficialmente designados como tesouro natural nacional, e muitos turistas alimentam-nos.

No entanto, em julho de 2019, um grupo de bem-estar local disse que nove veados foram encontrados mortos com sacos de plástico nos seus estômagos e pediu aos visitantes que não atirassem esses sacos para o chão do parque.

Matsukawa quis encontrar uma solução diferente para o problema e associou-se a um fabricante de papel local e uma empresa de design para trabalhar no projeto.

Entre eles, desenvolveram o “Shikagami” – ou papel para veados – feito de farelo de arroz e caixas de leite. “Aprendemos que o farelo de arroz é principalmente desperdiçado no processo de polimento do arroz”, disse Matsukawa. “Portanto, este documento também ajuda a reduzir esse desperdício.”

Matsukawa testou os sacos e diz que são seguros para consumo humano.

“Não temos os dados para comprovar que este papel não é prejudicial para os veados, mas acredito que seja seguro para eles e também para os seres humanos”, disse.

Os sacos já foram testadas em bancos locais e no templo Todaiji, a principal atração turística de Nara. O templo e os bancos compraram entre quatro mil e cinco mil sacos por 100 ienes (cerca de 81 cêntimos) como parte do projeto piloto.

O preço pode cair ainda mais se mais empresas se inscreverem para usar ps sacos, disse Matsukawa, que sonha em substituir os sacos de plástico na cidade para evitar que mais veados morram após comê-las.

“A notícia da morte de veados com sacos de plástico cria uma imagem negativa, como se o parque fosse um cemitério de veados”, disse. “Os sacos de papel podem proteger os veados, assim como a imagem de marca de Nara”.

A apenas 45 minutos de comboio de Quioto, Nara é um destino popular para os visitantes do Japão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.