Japonês decifrou o maior mistério da matemática – mas ninguém o percebe

Kanijoman / Flickr

Caricatura do matemático japonês Shinichi Mochizuki por Paddy Mills

Caricatura do matemático japonês Shinichi Mochizuki por Paddy Mills

Um dos maiores mistérios da matemática, formulado há 27 anos, poderá ter sido finalmente resolvido – mas até agora nenhum matemático conseguiu perceber a críptica demonstração apresentada.

O investigador japonês Shinichi Mochizuki, matemático da Universidade de Kyoto especializado na teoria dos números, apresentou à comunidade científica, numa videoconferência por Skype, uma demonstração da conjectura abc, também conhecida como conjectura Oesterlé-Masser.

Mas, de acordo com a revista Nature, os mais destacados matemáticos do mundo não conseguiram até agora compreender a demonstração de Mochizuki.

O matemático apresentou ao mundo a sua demonstração há quase 3 anos, num trabalho composto por 4 artigos com mais de 500 páginas de texto e fórmulas matemáticas.

Na altura, o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Miguel Abreu, considerou que “é possível que os 4 artigos científicos de Shinichi Mochizuki venham a constituir uma dessas descobertas matemáticas muito significativas, que nos surpreendem, maravilham e abrem novas perspectivas”.

“Mochizuki já era considerado um matemático de primeiríssima classe, bastante conceituado e respeitado, pelo que estes 4 artigos estão a ser levados muito a sério pelos especialistas da área”, acrescentou o matemático português. “No entanto, mesmo para os maiores especialistas, o novo universo de objectos matemáticos introduzido por Mochizuki vai levar alguns meses a ser assimilado“, previu Miguel Abreu.

Efectivamente, assim foi.

Este mês, numa sessão via Skype organizada pelo Instituto Clay de Matemáticas, em Oxford, entre os dias 7 e 11, Shinichi Mochizuki respondeu às questões colocadas pelos seus colegas, matemáticos de renome de todo o mundo. Os cientistas que participaram no evento reagiram de forma diferente às explicações do colega japonês, que se recusa a sair do seu país, não fala com jornalistas e raramente responde a emails.

Alguns dos matemáticos não perceberam nada da explicação, e ficaram simplesmente desapontados. Mas outros consideram que a apresentação de Mochizuki foi apenas uma farsa, apontando-lhe a sua linguagem demasiado abstracta e o estilo (in)formal da demonstração.

Até agora, apenas 4 matemáticos dizem ter lido – e compreendido – a demonstração de Mochizuki para a conjectura, formulada pela primeira vez por Joseph Oesterlé e David Masser em 1985. Poderemos estar assim, como dizia Miguel Abreu há 3 anos, perante “uma descoberta matemática muito significativa e com enorme potencial para desenvolvimentos futuros”.

Infelizmente, parece que apenas 5 pessoas no mundo a percebem.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …