//

Japão decide cancelar Jogos Olímpicos, avançou The Times. Governo desmente

Wu Hong / EPA

O Japão reforçou esta sexta-feira a ideia de realizar os Jogos Olímpicos previstos para este verão na capital Tóquio, apesar dos rumores sobre o seu possível cancelamento, desmentindo assim uma informação avançada pelo The Times, que citava uma fonte governamental.

“Estou determinado a organizar os Jogos de forma segura enquanto trabalho em estreita colaboração com o governo metropolitano de Tóquio, o comité organizador e o COI”, disse esta sexta-feira o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, durante a sua comparência numa sessão da Câmara Alta do Parlamento do Japão.

O líder japonês reiterou que os Jogos deveriam servir “como prova da vitória da humanidade contra a covid-19”.

Suga fez a sua declaração no meio de uma conversa crescente tanto do Japão como do estrangeiro sobre um possível atraso ou mesmo um cancelamento dos Jogos de Tóquio devido à crise de saúde global, que é agora pior em termos de infeções diárias do que em março passado, altura em que foi anunciado o adiamento da competição.

Na quinta-feira, o jornal britânico The Times publicou uma reportagem indicando que o Governo japonês já tinha concluído que a realização dos Jogos este verão seria impossível, com base em fontes da coligação governamental. O ministro japonês responsável pelos Jogos, Seiko Hashimoto, negou esta informação em declarações feitas esta sexta-feira aos meios de comunicação japoneses.

“O governo japonês fará todos os esforços para realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos este Verão”, disse Hashimoto quando questionado sobre o assunto, acrescentando que o Japão “está a fazer todos os possíveis para controlar a pandemia” e “a tomar as medidas necessárias” para realizar os Jogos.

A cerca de seis meses do início dos Jogos, a realização da competição, adiada para o verão de 2021 devido à pandemia, volta a ser questionada devido ao aumento do número de casos e mortes por covid-19, com Tóquio a reinstaurar o estado de emergência.

Na quarta-feira, o diretor executivo do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio garantiu que “não está em discussão” um cancelamento da competição devido à pandemia de covid-19, admitindo a possibilidade de a realizar sem público.

“A realização dos Jogos é o nosso caminho, não discutimos outro”, disse Toshiro Mutu, em entrevista à agência AFP, garantindo que o cancelamento da competição, que deverá decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto, não está a ser equacionado.

Na informação avançada na quinta-feira, o The Times indicou que o país pretendia, após firmar o cancelamento, candidatar-se à edição de 2032, a próxima disponível. A de 2024 será em Paris e a de 2028 em Los Angeles. Cerca de 80% da população não quer receber os Jogos, marcados entre 23 de julho e 08 de agosto, segundo uma recente sondagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.