O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

Facebook / Institute of National Remembrance

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional.

O diplomata James Albert Bond, homónimo do agente secreto britânico 007 que protagoniza uma série de filmes com o mesmo apelido, terá chegado à cidade de Varsóvia em 1964 com a sua esposa e filho para ocupar o cargo de secretário e arquivista da embaixada do Reino Unido, conta o portal Financere Wind.

Durante a sua estadia na Polónia, ter-se-á infiltrado em “objetos militares” pelo menos em duas ocasiões, segundo avança o instituto polaco.

Segundo o Governo polaco, o “verdadeiro” James Bond, que compartilhava com 007 a sua “predição por mulheres”, foi “automaticamente colocado sob vigilância” pelo departamento de contra-espionagem do país depois de este organismo considerar que o britânico estava a “recolher informações sobre o exército polaco” através das suas funções como arquivista e do seu papel como homem de família.

O funcionário do Reino Unido deixou Varsóvia em 1965 e nunca mais voltou ao país.

https://twitter.com/ipngovpl/status/1308357243696541696

Tendo em conta as semelhanças entre a realidade e a saga criada pelo romancista britânico Ian Fleming em 1953, os especialistas não descartam que o papel de James Albert foi, na verdade, “piada com o objetivo de gozar com os serviços secretos polacos“, aproveitando a popularidade mundial da personagem na década anteriores.

Acredita-se que o suspeito espião terá sido usado como uma espécie de “cortina de fumo” para atrair a atenção dos serviços de inteligência e deixar que outras pessoas ou locais com informações sigilosas de relevos ficassem sem vigilância.

“Não seria a primeira vez, e certamente não será a última, que os espiões usaram a desinformação para enganar os caçadores de espiões“, remata o instituto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …