Jacques Audiard vence Palma de Ouro de Cannes com filme sobre refugiados

Sebastien Nogier

O realizador francês Jacques Audiard na cerimónia de encerramento do Festival de Cannes 2015

O realizador francês Jacques Audiard na cerimónia de encerramento do Festival de Cannes 2015

O filme “Dheepan”, do realizador francês Jacques Audiard, conquistou este domingo a Palma de Ouro da 68.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em França, anunciou o júri do certame.

O prémio mais importante do palmarés de Cannes foi conquistado por um filme que acompanha a vida de refugiados do Sri Lanka.

Traumatizados pela guerra, tentam reconstruir a vida em França, mas são confrontados com a violência que encontram nos arredores de Paris.

Um júri liderado pelos cineastas irmãos Joel e Ethan Coen escolheu esta história de imigrantes que procuram asilo noutro país, numa altura em que o mundo assiste a massivas movimentações de refugiados, nomeadamente a Síria e países vizinhos.

“Receber este prémio dos irmãos Coen é algo de muito extraordinário. Estou muito comovido”, disse Jacques Audiard ao receber o galardão na cerimónia, em Cannes.

Nos últimos 20 anos, Jacques Audiard impôs-se como um dos mais originais realizadores do cinema francês, e tem colecionado distinções pelos seus filmes.

O prémio de melhor atriz foi partilhado pela norte-americana Rooney Mara, que entra no filme “Carol”, onde é seduzida por Cate Blanchett – que era uma das favoritas para a melhor interpretação feminina, e pela francesa Emmanuelle Bercot, que participa do elenco de “Mon Roi”, filme no qual interpreta uma mulher que sofre uma queda numa estância de esqui, fica ferida e apaixona-se enquanto recupera.

O prémio de melhor ator foi entregue ao francês Vincent Lindon, que interpreta um operário desempregado em “La Loi du marché” (“A Lei do mercado”, em tradução livre), do realizador francês Stéphane Brizé.

Neste filme, Vincent Lindon enfrenta meses sem trabalho, com várias desilusões, mas reagindo sempre de forma a manter a sua dignidade.

O Grande Prémio do Festival de Cannes foi entregue ao filme “Son of Saul”, do realizador húngaro László Nemes, que aborda o trabalho de um comando especial de prisioneiros.

Este grupo ajudava os nazis na remoção dos corpos dos prisioneiros judeus do campo de concentração, quando estes morriam de fome, sede, doença ou nas câmaras de gás de Auschwitz.

“Este continente ainda é perseguido pelo Holocausto”, disse o realizador.

Este filme já tinha sido distinguido no sábado como melhor filme pela crítica internacional, recebendo o prémio FIPRESCI.

O prémio para melhor realizador foi entregue a Hou Hsiao-hsien, um realizador de 68 anos de Taiwan, que filmou um drama minimalista com artes marciais – “The Assassin” – que segue uma justiceira na China do século IX com ordens para matar o homem que ama.

Quanto ao prémio Câmara de Ouro do Festival de Cannes 2015, foi atribuído ao realizador colombiano César Augusto Acevedo, pelo filme “La Tierra y la sombra”, dedicado à vida dos camponeses colombianos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …