Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar.

O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro é um processo que há muito intriga a comunidade científica. Um novo estudo oferece uma nova teoria que pode explicar como é que isto é possível e envolve algo bastante comum e imprescindível nas nossas vidas: a eletricidade.

Mais precisamente, um dos principais responsáveis pela formação dos planetas poderá ser a eletricidade estática. Antes de se tornar numa estrutura megalómana visível a milhões de quilómetros de distância, as primeiras sementes de um planeta são feitas a partir de minúsculos grãos de poeira, que chocam uns contra os outros quando orbitam uma estrela.

O New Scientist explica que, à medida que cada vez mais pedaços de poeira se vão juntando, aquele aglomerado vai ganhando consistência e ficando mais compacto. Chega a um ponto em que os aglomerados começam a ressaltar uns nos outros, como se fossem bolas de bilhar.

Para se tornarem maiores, os cientistas acreditavam que, com a fricção das partículas quando embatem, era criada eletricidade estática, que encorajava-as a manterem-se juntas.

Para testar este princípio, Tobias Steinpilz e a sua equipa dirigiram-se até à torre de microgravidade da ZARM Fab, Laboratório Externo da ESA, em Bremen, na Alemanha. Esta estreita torre com 120 metros de profundidade em vácuo permite testar o comportamento de objetos tal como se estivessem na microgravidade do espaço. O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Nature Physics.

Para efeitos experimentais, usaram pequenos bocados de 0,4 milímetros de vidro, atirados do topo da torre. Os investigadores notaram então que os bocados de vidros ganharam carga elétrica devido à eletricidade estática e uniram-se em pequenos pedaços com alguns centímetros de diâmetro.

No mesmo sentido, os astrofísicos acreditam que é isto que pode acontecer no espaço, fazendo parte de um longo processo para a criação e desenvolvimento de um planeta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …