Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar.

O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro é um processo que há muito intriga a comunidade científica. Um novo estudo oferece uma nova teoria que pode explicar como é que isto é possível e envolve algo bastante comum e imprescindível nas nossas vidas: a eletricidade.

Mais precisamente, um dos principais responsáveis pela formação dos planetas poderá ser a eletricidade estática. Antes de se tornar numa estrutura megalómana visível a milhões de quilómetros de distância, as primeiras sementes de um planeta são feitas a partir de minúsculos grãos de poeira, que chocam uns contra os outros quando orbitam uma estrela.

O New Scientist explica que, à medida que cada vez mais pedaços de poeira se vão juntando, aquele aglomerado vai ganhando consistência e ficando mais compacto. Chega a um ponto em que os aglomerados começam a ressaltar uns nos outros, como se fossem bolas de bilhar.

Para se tornarem maiores, os cientistas acreditavam que, com a fricção das partículas quando embatem, era criada eletricidade estática, que encorajava-as a manterem-se juntas.

Para testar este princípio, Tobias Steinpilz e a sua equipa dirigiram-se até à torre de microgravidade da ZARM Fab, Laboratório Externo da ESA, em Bremen, na Alemanha. Esta estreita torre com 120 metros de profundidade em vácuo permite testar o comportamento de objetos tal como se estivessem na microgravidade do espaço. O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Nature Physics.

Para efeitos experimentais, usaram pequenos bocados de 0,4 milímetros de vidro, atirados do topo da torre. Os investigadores notaram então que os bocados de vidros ganharam carga elétrica devido à eletricidade estática e uniram-se em pequenos pedaços com alguns centímetros de diâmetro.

No mesmo sentido, os astrofísicos acreditam que é isto que pode acontecer no espaço, fazendo parte de um longo processo para a criação e desenvolvimento de um planeta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …