Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

James Askew / SOCP / EPA

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos.

Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas de comportamento de orangotangos nas florestas de Bornéu, na Indonésia.

Os vídeos de 16 desses primatas levaram à catalogação de 1.299 sinais comunicativos, sendo 858 sinais vocais e 441 gestos.

Entre os sons que eles faziam estavam um “chiar de beijo” (um som agudo criado durante a inspiração), um “resmungo” (um som baixo de um ou dois segundos criado durante a inspiração) e um “beijo resmungado” (um chiar de beijo seguido de uma série de resmungos).

Já entre os gestos, os orangotangos acenavam, mostravam o lábio inferior, sacudiam objetos e “mostravam” uma parte do corpo.

Os orangotangos são animais muito comunicativos — os investigadores descobriram que eles respondem a interações em menos de um segundo em 90% das ocasiões. Como primatas pouco estudados, este novo estudo é particularmente importante porque os cientistas analisaram os animais no seu habitat natural e não num jardim zoológico.

Uma das descobertas mais interessantes foi que, enquanto os orangotangos preferem fazer gestos com as mãos em vez dos pés, eles usam mais os pés do que os chimpanzés na hora de comunicar, por exemplo.

Os cientistas também notaram que jovens orangotangos usavam principalmente gestos, enquanto os adultos usavam gestos e toques físicos com a mesma frequência. O toque era mais utilizado quando um animal queria comunicar com outro que não estava a prestar atenção.

Além disso, a comunicação vocal era mais comum quando o outro orangotango estava fora de vista. Um artigo sobre o estudo foi publicado em junho na revista científica International Journal of Primatology.

“Observamos orangotangos a usar sons e gestos para atingir oito objetivos diferentes — coisas que eles queriam que outro orangotango fizesse”, disse uma das autoras do estudo, Helen Morrogh-Bernard, fundadora do Bornean Nature Foundation (BNF).

Os objetivos passavam por adquirir um objeto, subir algo, subir para cima de si, subir para cima de outro orangotango, pedir para se afastar, diminuir a intensidade da brincadeira, continuar com a brincadeira e parar com alguma coisa.

ZAP ZAP // HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enquanto houver orangotangos podem ir fazendo esses estudos, pois certo estêrco indonésio vai fazendo com que desapareçam de vêz.

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …