Já há quem se esmurre e pegue fogo a si próprio para vender criptomoedas

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Acrobacias perigosas alimentam a loucura das criptomoedas em pleno boom da moeda virtual — especialmente das memecoins.

Num mercado de criptomoedas competitivo, os criadores recorrem cada vez mais a acrobacias extremas e perigosas para chamar a atenção para os seus projetos.

Em maio, o criador do token criptográfico Truth or Dare ($DARE) levou a tentativa ao extremo: Mikol Ayala incendiou-se a si próprio numa acrobacia transmitida em direto para promover a sua moeda.

Coberto de álcool isopropílico e cercado por fogo de artifício, o desempenho dramático de Ayala levou a queimaduras de terceiro grau em um terço do seu corpo. O que é certo é que a proeza rendeu: o valor da $DARE subiu para 2 milhões de dólares.

Mikol Ayala no hospital com queimaduras graves.

A história de Ayala não é a única, recorda o Wired. O mundo das memecoins (moedas ‘meme’, inspiradas em piadas ou tendências da Internet) tem visto um aumento de comportamentos bizarros e muitas vezes arriscados, à medida que os criadores tentam distinguir seus tokens num mercado em rápida expansão.

O Wired relata criadores que deram um murro na própria cara e até casos que envolveram raptos encenados. Alguns até prometem protagonizar atos degradantes à medida que o valor da sua moeda aumenta: uma autêntica atmosfera de investimento orientada para o espetáculo.

Introduzidas pela primeira vez em 2013 com a Dogecoin, as moedas meme registaram um crescimento explosivo nos últimos anos. Plataformas como a Pump.Fun permitem que qualquer um lance as suas próprias moedas com pouco ou nenhum custo de desenvolvimento: a facilidade de introdução ao mercado resultou em mais de dois milhões de moedas meme que hoje inundam o mercado.

A própria plataforma gerou aproximadamente 100 milhões de dólares em receitas desde o seu lançamento em janeiro, principalmente fruto de taxas de transação. A grande maioria destas moedas não consegue ganhar tração; outras têm sucesso de curta duração antes de caírem quando os criadores vendem as suas participações sem aviso prévio; outras conseguem monetizar e manter o seu valor recorrendo ao fator espetáculo, com momentos virais apanhados em vídeo ou apoios de celebridades.

O fenómeno é impulsionado em grande medida pela economia da atenção, em que o valor de uma moeda é ditado pelos “mexericos” que gera online.

Aconteceu (mais do que uma vez) com a gigante dos videojogos GameStop.

Um grupo de utilizadores do Reddit conseguiu fazer frente a dois fundos de investimento que estavam a tentar afundar o preço das ações da empresa em 2021, e o valor de mercado da empresa disparou em poucas semanas. Recentemente, uma publicação no X duplicou o preço das ações da empresa em poucos minutos.

Ao contrário das ações, que estão ligadas ao desempenho de uma empresa, as moedas meme não têm qualquer valor intrínseco, o que as torna investimentos altamente voláteis e arriscados.

ZAP //

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