“Já há ginásios à venda”. Setor pede urgência na reabertura

O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal espera que os ginásios possam reabrir em junho, alertando que “os mais pequenos estão numa situação catastrófica”.

Em declarações ao semanário Expresso, José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), afirma que “já há ginásios à venda, os mais pequenos estão numa situação catastrófica, e ao contrário do que se imagina representam 60% a 70% dos 1300 clubes que estão abertos em Portugal”.

A AGAP esteve reunida, esta terça-feira, com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e com a  com a Secretaria de Estado do Desporto, e quer acreditar que os ginásios vão começar a reabrir em junho.

José Carlos Reis revelou que, segundo o que foi explicado, não é possível saber as datas em concreto para a reabertura por “não ser da competência desses organismos”. Certo é que as medidas de abertura que a AGAP apresentou não estão distantes das que a DGS transmitiu.

“Não se pronunciaram sobre medidas concretas, mas disseram-nos que não havia nenhuma divergência de fundo com as que tínhamos apresentado”, referiu, acrescentando que a DGS vai emitir as recomendações finais ainda esta semana, e que antes serão enviadas à AGAP para uma opinião final.

“Não vamos demorar horas a dar a nossa resposta, vai ser muito rápida porque estamos ansiosos por reabrir, e as medidas vão estar muito em linha com as que já estamos a preparar.”

De acordo com o semanário, a AGAP só não vai aceitar que os alunos sejam obrigados a usar máscara de proteção e defende que os instrutores só deverão usar material individual de proteção “se quiserem”.

Anteriormente, em declarações à agência Lusa, José Carlos Reis já tinha dito que os ginásios portugueses “são dos mais seguros e qualificados de todo o mundo”. “Os nossos espaços dão garantias de qualidade e segurança, e somos os primeiros interessados em abrir de acordo com as regras de segurança da DGS de forma a ganhar a confiança dos consumidores”, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro dia das eleições do FC Porto com mais de quatro mil votantes

O primeiro dia das eleições do FC Porto não podia ter sido "melhor", estimou Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, relevando que este sábado 4.036 sócios que se dirigiram ao Dragão …

Novo dispositivo produz energia a partir das sombras

Em dias chuvosos e com pouca luz solar, seria uma mais-valia se pudéssemos usar a sombra dos objetos para obter energia elétrica. A solução desenvolvida por Swee Ching Tan, cientista de materiais na Universidade Nacional …

Estômago de dinossauro preservou a sua última refeição durante 110 milhões de anos

Cientistas canadianos analisaram a última refeição de um anquilossauro nodossóide, com 110 milhões de anos, ainda na sua barriga fossilizada. De acordo com o site Science Alert, este dinossauro herbívoro de 1300 quilos – Borealopelta markmitchelli – descoberto …

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …