“Já há ginásios à venda”. Setor pede urgência na reabertura

O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal espera que os ginásios possam reabrir em junho, alertando que “os mais pequenos estão numa situação catastrófica”.

Em declarações ao semanário Expresso, José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), afirma que “já há ginásios à venda, os mais pequenos estão numa situação catastrófica, e ao contrário do que se imagina representam 60% a 70% dos 1300 clubes que estão abertos em Portugal”.

A AGAP esteve reunida, esta terça-feira, com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e com a  com a Secretaria de Estado do Desporto, e quer acreditar que os ginásios vão começar a reabrir em junho.

José Carlos Reis revelou que, segundo o que foi explicado, não é possível saber as datas em concreto para a reabertura por “não ser da competência desses organismos”. Certo é que as medidas de abertura que a AGAP apresentou não estão distantes das que a DGS transmitiu.

“Não se pronunciaram sobre medidas concretas, mas disseram-nos que não havia nenhuma divergência de fundo com as que tínhamos apresentado”, referiu, acrescentando que a DGS vai emitir as recomendações finais ainda esta semana, e que antes serão enviadas à AGAP para uma opinião final.

“Não vamos demorar horas a dar a nossa resposta, vai ser muito rápida porque estamos ansiosos por reabrir, e as medidas vão estar muito em linha com as que já estamos a preparar.”

De acordo com o semanário, a AGAP só não vai aceitar que os alunos sejam obrigados a usar máscara de proteção e defende que os instrutores só deverão usar material individual de proteção “se quiserem”.

Anteriormente, em declarações à agência Lusa, José Carlos Reis já tinha dito que os ginásios portugueses “são dos mais seguros e qualificados de todo o mundo”. “Os nossos espaços dão garantias de qualidade e segurança, e somos os primeiros interessados em abrir de acordo com as regras de segurança da DGS de forma a ganhar a confiança dos consumidores”, sublinhou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.