“Já há ginásios à venda”. Setor pede urgência na reabertura

O presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal espera que os ginásios possam reabrir em junho, alertando que “os mais pequenos estão numa situação catastrófica”.

Em declarações ao semanário Expresso, José Carlos Reis, presidente da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), afirma que “já há ginásios à venda, os mais pequenos estão numa situação catastrófica, e ao contrário do que se imagina representam 60% a 70% dos 1300 clubes que estão abertos em Portugal”.

A AGAP esteve reunida, esta terça-feira, com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e com a  com a Secretaria de Estado do Desporto, e quer acreditar que os ginásios vão começar a reabrir em junho.

José Carlos Reis revelou que, segundo o que foi explicado, não é possível saber as datas em concreto para a reabertura por “não ser da competência desses organismos”. Certo é que as medidas de abertura que a AGAP apresentou não estão distantes das que a DGS transmitiu.

“Não se pronunciaram sobre medidas concretas, mas disseram-nos que não havia nenhuma divergência de fundo com as que tínhamos apresentado”, referiu, acrescentando que a DGS vai emitir as recomendações finais ainda esta semana, e que antes serão enviadas à AGAP para uma opinião final.

“Não vamos demorar horas a dar a nossa resposta, vai ser muito rápida porque estamos ansiosos por reabrir, e as medidas vão estar muito em linha com as que já estamos a preparar.”

De acordo com o semanário, a AGAP só não vai aceitar que os alunos sejam obrigados a usar máscara de proteção e defende que os instrutores só deverão usar material individual de proteção “se quiserem”.

Anteriormente, em declarações à agência Lusa, José Carlos Reis já tinha dito que os ginásios portugueses “são dos mais seguros e qualificados de todo o mundo”. “Os nossos espaços dão garantias de qualidade e segurança, e somos os primeiros interessados em abrir de acordo com as regras de segurança da DGS de forma a ganhar a confiança dos consumidores”, sublinhou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas devido ao impacto do ciclone Tauktae, que atingiu esta terça-feira a Índia, país que registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19 no …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …

Países admitem criação de lotaria europeia do património

A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que os Estados-membros da União Europeia (UE) admitem a criação de uma lotaria europeia do património, como a que arranca hoje em Portugal, para angariar …

Costa pede fim dos ataques de Israel a enclaves palestinianos

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje o fim dos ataques de Israel aos enclaves palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, para que se possa regressar a um caminho em que “a paz seja …

Taxa de vacinação completa no distrito de Bragança superior à média nacional

A taxa de vacinação completa contra a covid-19 no distrito de Bragança é superior à média nacional, com 19,3% da população com duas doses, enquanto no país o valor é de 13,5%, segundo dados oficiais. A …

Praias. Regras mais apertadas e multas já a partir de amanhã

A partir desta quarta-feira, entra em vigor o decreto de lei que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias no contexto da pandemia. Quem não cumprir as regras está sujeito a coimas …